Resumo da Aula Magna “As tecnologias de informação e comunicação na perspectiva da Biblioteconomia e Ciência da Informação”

Semana BCI UFSCar 2016

Este ano a UFSCar realizou a “Semana de de Biblioteconomia e Ciência da Informação 2016” de 7  a 9 de março. No primeiro dia, a abertura do evento contou com a Aula Magna “As tecnologias de informação e comunicação na perspectiva da Biblioteconomia e Ciência da Informação” proferida pela Profª Drª Silvana Vidotti, da UNESP/Marília.

A professora iniciou sua aula com a apresentação de definições de termos como “tecnologia de informação e comunicação”e “sociedade da informação” com a intenção de introduzir o assunto. Baseada em Castells para abordar a sociedade da informação, a professora destacou que esse autor considera a revolução tecnológica como uma característica marcante dessa sociedade, pois aumentou o acesso e uso da informação. Apesar disso, na essência a tecnologia produz dados, e a informação surgirá na sequência, culminando com o conhecimento.

Também foi apresentado um estudo que mapeou a presença de disciplinas de tecnologias de informação e comunicação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia (VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio et al. Ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação: um diagnóstico nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia do Brasil. 2014.). Nos dois primeiros destacam-se a pouca presença de conteúdo relacionado à acessibilidade e usabilidade, enquanto que no terceiro o destaque fica por conta da computação gráfica e museus digitais, visto que, em geral, a museologia trabalha com objetos tridimensionais e exige esse tipo de conhecimento para tratá-los adequadamente.

Temas como catálogos online e o mapeamento de dados dos usuários (como acontece na Amazon), a evolução da era do PC para a web 4.o, web semântica, experiência do usuário (além das plataformas, contempla conteúdo, usabilidade, acessibilidade, diferentes plataformas, funcionalidade, arquitetura de informação, estratégia de conteúdo), big data, linked open data, computação em nuvem, comunicação científica, técnica e artística cultural, ciência aberta e e-science, curadoria de dados, curadoria digital e ciência de dados foram abordados ao longo da palestra. Embora cada um tenha sido brevemente abordado, a ideia da aula foi atingida, que era apresentar as tecnologias de informação e comunicação no contexto bibliotecário, apresentando inúmeras frentes de trabalho e possibilidade de atuação profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s