Os 10 mitos da informação (10)

10. People make easy, conflict-free connections between external information and their internal reality. We tend to assume an ordered universe, in which connections exist between the internal and external. In our research, we tend to ask “what” and “how” rather than “why”. We ask what people read or view, rather than why they do so. We lack understanding about how people inform themselves, how they make connections over time, the sense they make of their world between significant events. Dervin said that instead of studying what “information does… for people” we need to focus on “what people do to information” (p. 333).

O décimo e último mito apresenta uma abordagem muito interessante sobre a informação que é o “que” e “como” as pessoas a utilizam, ao invés de “por que”. Na realidade, como o próprio texto do mito diz, essa relação é muito mais complexa do que aparenta, já que as pessoas conectam as informações externas com sua realidade interna. Isso acontece pela tendência em se assumir uma ordem no universo a partir das conexões entre o externo e o interno.

Por isso, o foco recai sobre o “que” e como”, e não “por que” a informação é utilizada, a fim de entender como as pessoas se informam, como conectam as informações ao longo do tempo e o sentido que atribuem ao mundo entre eventos significativos. Isso melhorará a compreensão sobre o uso da informação em diferentes contextos e por diferentes pessoas, haja vista que algumas vezes até mesmo a própria pessoa que a procura não sabe exatamente o que quer, carecendo de elementos suficientes para estruturar uma questão que lhe traga a resposta desejada.

E esse mito é finalizado com a menção à Dervin de que ao invés de estudar o que “a informação faz… para as pessoas”, a atenção deve se voltar para “o que as pessoas fazem com a informação” (p. 333, tradução nossa), o que é válido, considerando-se que o significado de uma informação vai além daquele que lhe é inato, podendo ser atribuído outro significado segundo a realidade interna e externa da pessoa que a encontrou.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s