XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

XIX SNBU

XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO AGENTE DE SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizará, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no período de 15 a 21 de outubro de 2016, o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU no Centro de Convenções do Tropical Hotel, em Manaus.

O SNBU é o maior e mais importante evento brasileiro no âmbito de bibliotecas universitárias, porquanto se tornou o principal fórum nacional de discussão, atualização e aperfeiçoamento nesta área específica de atuação. Neste evento participarão destacadas personalidades no campo da Ciência da Informação, convidados de outros países e corpo docente, discentes e técnicos de todas as universidades do país e do exterior para debater o tema: A biblioteca universitária como agente de sustentabilidade institucional.

Discutir a sustentabilidade de uma organização se configura como uma temática relevante para gestores e colaboradores, especialmente quando se trata de uma biblioteca inserida no contexto das instituições que atuam na área da educação, como as universidades, as quais possuem uma legislação que regulamenta e ampara o seu fazer como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), todas estas fundamentais para sua existência e funcionamento.

No contexto da biblioteca universitária, tais questões estão relacionadas à capacidade de executar atividades para consolidar e incrementar o projeto de formação humana assumido pela instituição de ensino superior onde ela está inserida, considerando tanto a sua organização interna, quanto sua inserção no ambiente externo. De fato, os processos e recursos agenciados pela biblioteca universitária e a relevância da sua ação para a sociedade deverão ser basilares para a sua sustentabilidade, o que poderá ser mensurado pela sua contribuição para o cumprimento da missão da instituição de ensino superior.

Por isso parece-nos oportuno promover reflexões sobre as práticas de sustentabilidade, a partir da visão defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito do tema que envolve a vertente econômica, ambiental, social, político-institucional e cultural das bibliotecas universitárias com o olhar atencioso para o contexto da organização universitária como um todo e seus reflexos sobre a configuração de suas estruturas administrativas, na organização e oferta dos serviços aos seus usuários. Trata-se, portanto, de um tema universal e contemporâneo, presente no cotidiano de todas as organizações, pois é impossível dissociar qualquer atividade, com ou sem fins lucrativos, desse conceito.

Reconhecendo a importância da participação em um evento de tamanha expressão, convidamos a todos os bibliotecários do país a, junto conosco, construírem as reflexões propostas.

Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho

Presidente do XIX SNBU