XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

XIX SNBU

XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO AGENTE DE SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizará, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no período de 15 a 21 de outubro de 2016, o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU no Centro de Convenções do Tropical Hotel, em Manaus.

O SNBU é o maior e mais importante evento brasileiro no âmbito de bibliotecas universitárias, porquanto se tornou o principal fórum nacional de discussão, atualização e aperfeiçoamento nesta área específica de atuação. Neste evento participarão destacadas personalidades no campo da Ciência da Informação, convidados de outros países e corpo docente, discentes e técnicos de todas as universidades do país e do exterior para debater o tema: A biblioteca universitária como agente de sustentabilidade institucional.

Discutir a sustentabilidade de uma organização se configura como uma temática relevante para gestores e colaboradores, especialmente quando se trata de uma biblioteca inserida no contexto das instituições que atuam na área da educação, como as universidades, as quais possuem uma legislação que regulamenta e ampara o seu fazer como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), todas estas fundamentais para sua existência e funcionamento.

No contexto da biblioteca universitária, tais questões estão relacionadas à capacidade de executar atividades para consolidar e incrementar o projeto de formação humana assumido pela instituição de ensino superior onde ela está inserida, considerando tanto a sua organização interna, quanto sua inserção no ambiente externo. De fato, os processos e recursos agenciados pela biblioteca universitária e a relevância da sua ação para a sociedade deverão ser basilares para a sua sustentabilidade, o que poderá ser mensurado pela sua contribuição para o cumprimento da missão da instituição de ensino superior.

Por isso parece-nos oportuno promover reflexões sobre as práticas de sustentabilidade, a partir da visão defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito do tema que envolve a vertente econômica, ambiental, social, político-institucional e cultural das bibliotecas universitárias com o olhar atencioso para o contexto da organização universitária como um todo e seus reflexos sobre a configuração de suas estruturas administrativas, na organização e oferta dos serviços aos seus usuários. Trata-se, portanto, de um tema universal e contemporâneo, presente no cotidiano de todas as organizações, pois é impossível dissociar qualquer atividade, com ou sem fins lucrativos, desse conceito.

Reconhecendo a importância da participação em um evento de tamanha expressão, convidamos a todos os bibliotecários do país a, junto conosco, construírem as reflexões propostas.

Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho

Presidente do XIX SNBU

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s