Projeto Linkar: a leitura, o brincar e a cultura digital

Ocorreu no dia 16/09/17 a terceira apresentação do curso “Projeto Linkar: a leitura, o brincar e a cultura digital”  na Biblioteca Municipal de Sorocaba (SP) “Jorge Guilherme Senger”.

O curso está sendo apresentado no interior e também o será na capital, pois foi aprovado em edital do PRoAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Abaixo a descrição do curso:

“O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e a Editora Pipoca oferecem, gratuitamente, o Projeto Linkar: um curso sobre livros e literatura infantil no formato digital para professores, bibliotecários, contadores de história, estudantes de pedagogia e mediadores de leitura.

O curso ocorrerá em um único dia, em dois módulos, com etapas teóricas e práticas. Abordaremos a história dos livros e da literatura, os acessos aos livros digitais, a produção de ações de incentivo à leitura, além de apresentarmos nossa metodologia para levar às crianças maior conhecimento sobre livros e literatura, por meio de atividades de estímulo à criatividade.

O objetivo é que, ao final do dia, os participantes compreendam os caminhos que os livros e a literatura têm percorrido em tempos de cultura digital e estejam aptos a promover o meio digital como um espaço que, atualmente, se mostra essencial para o desenvolvimento do hábito leitor.” (fonte: https://www.facebook.com/events/126998071262272/).

Divido em dois momentos, teórico (realizada no período da manhã) e prática (realizado no período da tarde), o curso foi apresentado por Isabela Parada, da Editora Pipoca, que publica livros infantis digitais. A parte teórica abordou a história da literatura infantil de maneira bastante densa, apresentando sua evolução desde a publicação do Orbis Pictus em 1658 (o primeiro livro infantil) até a criação de livros infantis em plataformas digitais de leitura. Já a parte prática constou da apresentação de algumas plataformas de leitura e seus respectivos aplicativos, assim como da elaboração atividades relacionadas ao tema.

A palestrante também abordou aspectos como a função social das editoras, os canais de acesso dos livros digitais, a diferença entre formato fixo e formato fluido.

O curso é muito interessante para os bibliotecários escolares, pedagogas e demais profissionais que atuam no ambiente escolar. A próxima apresentação será em Campos do Jordão, no dia 23/09/17. As inscrições podem ser realizadas pelo Facebook procurando “Projeto Linkar”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s