Projeto Linkar: a leitura, o brincar e a cultura digital

Ocorreu no dia 16/09/17 a terceira apresentação do curso “Projeto Linkar: a leitura, o brincar e a cultura digital”  na Biblioteca Municipal de Sorocaba (SP) “Jorge Guilherme Senger”.

O curso está sendo apresentado no interior e também o será na capital, pois foi aprovado em edital do PRoAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Abaixo a descrição do curso:

“O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e a Editora Pipoca oferecem, gratuitamente, o Projeto Linkar: um curso sobre livros e literatura infantil no formato digital para professores, bibliotecários, contadores de história, estudantes de pedagogia e mediadores de leitura.

O curso ocorrerá em um único dia, em dois módulos, com etapas teóricas e práticas. Abordaremos a história dos livros e da literatura, os acessos aos livros digitais, a produção de ações de incentivo à leitura, além de apresentarmos nossa metodologia para levar às crianças maior conhecimento sobre livros e literatura, por meio de atividades de estímulo à criatividade.

O objetivo é que, ao final do dia, os participantes compreendam os caminhos que os livros e a literatura têm percorrido em tempos de cultura digital e estejam aptos a promover o meio digital como um espaço que, atualmente, se mostra essencial para o desenvolvimento do hábito leitor.” (fonte: https://www.facebook.com/events/126998071262272/).

Divido em dois momentos, teórico (realizada no período da manhã) e prática (realizado no período da tarde), o curso foi apresentado por Isabela Parada, da Editora Pipoca, que publica livros infantis digitais. A parte teórica abordou a história da literatura infantil de maneira bastante densa, apresentando sua evolução desde a publicação do Orbis Pictus em 1658 (o primeiro livro infantil) até a criação de livros infantis em plataformas digitais de leitura. Já a parte prática constou da apresentação de algumas plataformas de leitura e seus respectivos aplicativos, assim como da elaboração atividades relacionadas ao tema.

A palestrante também abordou aspectos como a função social das editoras, os canais de acesso dos livros digitais, a diferença entre formato fixo e formato fluido.

O curso é muito interessante para os bibliotecários escolares, pedagogas e demais profissionais que atuam no ambiente escolar. A próxima apresentação será em Campos do Jordão, no dia 23/09/17. As inscrições podem ser realizadas pelo Facebook procurando “Projeto Linkar”.

Arquivado em Eventos, Notícias