Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2018)

Os anais do Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2018) foram publicados e estão disponíveis para download no Repositório da UFBA: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708.

Veja abaixo o resumo da publicação:

Em 2018, Salvador sediou o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o XX SNBU, organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA) e o grande tema escolhido foi: “O Futuro da Biblioteca Universitária na Perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão”.

Nesse SNBU buscamos ouvir conferencistas e palestrantes principalmente de outras áreas, como a Linguística, Letra Física (sic), e Artes profissionais da inovação e criação, de dança , músicas , artistas das várias vertentes para contar como se processa a criação e o que espera ou o que fundamenta a participação da biblioteca universitária nesse contexto e institucional contemporâneo.

Através desse Anais (sic) caberá a reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias, e se o espaço do XX SNBU solidificou-se com o passar dos anos nesse requintado ambiente. A realização conjunta entre as instituições de ensino federais do estado da Bahia, e o apoio das universidades públicas estaduais do estado à participação efetiva do Conselho Federal de Biblioteconomia, 17ª Gestão, evidencia a união necessária para a apresentação do tema como o resgate da sua missão histórica, identidade e relevância acrescida da nova função dentro do contexto contemporâneo, ou seja, biblioteca universitária: espaço de ensino, pesquisa extensão criação e inovação e centro de aprendizagem. Ao completar 40 anos de realização, o evento mais expressivo, para esse segmento de bibliotecas no Brasil, retorna aos seus primórdios, porém destaca o protagonismo e atuação das bibliotecas universitárias, ao estarem sempre atentas às inovações e progressos tecnológicos ocorridos, e a defesa da importância e evidência na sociedade contemporânea.

Se hoje, chegamos aqui na apresentação dos Anais do XXSNBU temos muito a agradecer ao Reitor João Carlos e Paulo Miguez (Vice-Reitor) que desde o início da Gestão tinham o foco para disponibilizar para o meio acadêmico os recursos do SIBI. Foi por acreditar na equipe que conseguimos realizar mais esse evento. Todos os bibliotecários e servidores administrativos e terceirizados do SIBI que direta ou indiretamente participaram de todos os momentos da concepção do SNBU, do seu início até o encerramento final. Nossos agradecimentos também à equipe da EDUFBA, do ICI e das Pró-Reitorias com suas estruturas e recursos humanos, servidores administrativos das unidades envolvidas e os funcionários das empresas terceirizadas.

Lídia Brandão Toutain

Presidente do XX SNBU

Superintendente do SIBI/UFBA

ATENÇÃO!

Se você publicou algum trabalho, aproveite para atualizar no seu Currículo Lattes!

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )