ABNT NBR 6023:2018 (Referências): o que mudou?

File:Abnt3.jpg

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Abnt3.jpg

No dia 14/11/18, foi publicada a norma ABNT NBR 6023:2018.

Essa norma aborda a elaboração de referências em trabalhos acadêmicos (TCC, dissertação, tese, etc.). A versão anterior era de 2002 e realmente necessitava de  muitos ajustes, principalmente para as versões eletrônicas de documentos.

Assim, o Mundo Bibliotecário quer saber:

Qual sua maior dificuldade na hora de fazer referências conforme a ABNT?

Deixe um comentário que vamos responder com modelos e exemplos a partir da ABNT NBR 6023:2018.

Veja abaixo algumas das mudanças já publicadas no Mundo Bibliotecário:

Como fazer referência de blog (ABNT NBR 6023:2018)?

Pontuação e autoria na ABNT NBR 6023:2018

Ainda existe o traço sublinear (underline) na norma ABNT NBR 6023:2018?

Como fazer referência de games com a ABNT NBR 6023:2018?

A ABNT NBR 6023:2018 dispõe sobre quais formas de organização das referências?

ABNT NBR 6023:2018: é necessário referenciar a epígrafe?

23 Respostas para “ABNT NBR 6023:2018 (Referências): o que mudou?

1. Cláudia Dornellas da Silva

Sempre tive dúvidas em como referenciar blogs.

2. Abri o post buscando saber as mudanças fundamentais da ABNT e me frustrei. 😦 Poderia ser algo mais objetivo.

• Olá, brinquei de le(r)mos!

A proposta do post é convidar as pessoas a comentarem qual sua principal dificuldade com a ABNT 6023. A partir disso, serão publicados posts respondendo essas dúvidas com base na versão 2018 da norma. É uma proposta diferente do que apenas explicar as mudanças. Sugestões e comentários são bem-vindos.

3. Vaudice

Boa noite tenho tantas dúvidas…
    1- 6.4 A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. (Quais pontuação?);
    2 – 8.1.1.2 quando houver mais de quatro autores… ( como fica na citação, coloca-se todos ou poderá colocar et al. na citação e citar todos nas referências?)

4. Marcia Regina Coelho

Ola,
    Percebi também que não há nada especificando os 6 traços (______. ) na repetição do mesmo autor. Pelo que entendi, agora terá que repetir o nome do autor, como no item 7.3? É isso?
    Outra dúvida, ao ler toda a NBR, percebi que há exemplos assim: Anais eletrônicos […] e outros exemplos com: [Anais].
    É isso,
    baraços e aguardando o post!
    Marcia Coelho

• Olá, Marcia!

Grato pelo comentário.

Em breve responderei no post.

• Andréa

Quanto a sua primeira dúvida o que a NBR 6023:2018 traz é que deve repetir os autores e não utilizar mais o traço sublinear. Quanto a sua segunda pergunta, deve utilizar Anais[…] quando for referenciar normalmente o documento identificado como Anais e entre colchetes [Anais] quando não tiver certeza que o documento representa um anais, mas pelas características que possui vc acredita que seja.

5. A.S.

Olá! Tenho uma dúvida! Na norma anterior, quando consultávamos obras diferentes de um mesmo autor, usava-se, a partir da segunda referência, um traço sublinear (______.). Isso permanece na nova norma? Obrigada!

6. A dúvida que tenho é sobre jogos eletrônicos, devo referenciá-los como em softwares?

7. Pingback: Como fazer referência de blog (ABNT NBR 6023:2018)? | Mundo Bibliotecário

8. Giovanni Secco

Acabei de dar uma olhada por cima e já vi coisas que mudaram e merdas que não mudaram. Desapareceram os nas URL, mas acrescentaram [ ] depois de Anais […] Proceedings […]. Retrocederam ao colocar et al. e outros como In: em itálico. Mantiveram a palhaçada do disponível em e acesso em, quando a propria url e a data já por si só naquelas posições seriam suficientes para indicar que é bem isso. Mantiveram os congressos em caixa alta, poluição ridícula. baixaram (ed.) (coord.) etc. Perfumaria, trabalheira desnecessaria pra quem digita e corrige, enfim nenhuma simplificação que se requer em convenções dessa natureza.

9. Greicielly

Afinal, o q mudou?

• Olá, Greicielly!

O objetivo deste post é fazer com que as pessoas comentem qual sua principal dúvida sobre a ABNT NBR 6023. A partir dos comentários, publicarei posts onde vou esclarecer as dúvidas.

10. MFA

Olá, recebi um trabalho acadêmico para correção (trabalho de conclusão de curso de graduação) no qual a sequência dos autores nas referências estão organizadas em ordem alfabética mas também em ordem de “assunto” ou “tema”. Por exemplo, primeiro os autores citados (em ordem alfabética) no tema “violência contra as mulheres”, depois os autores citados (em ordem alfabética) no tema “gênero”, depois no tema “políticas públicas”. A ABNT NBR 6023:2018 dispõe sobre essa forma de organização das referências?

11. Olá, tenho outra dúvida, é necessário referenciar o texto da epígrafe?