ABNT NBR 6023:2018 (Referências): o que mudou?

File:Abnt3.jpg

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Abnt3.jpg

No dia 14/11/18, foi publicada a norma ABNT NBR 6023:2018.

Essa norma aborda a elaboração de referências em trabalhos acadêmicos (TCC, dissertação, tese, etc.). A versão anterior era de 2002 e realmente necessitava de  muitos ajustes, principalmente para as versões eletrônicas de documentos.

Assim, o Mundo Bibliotecário quer saber:

Qual sua maior dificuldade na hora de fazer referências conforme a ABNT?

Deixe um comentário que vamos responder com modelos e exemplos a partir da ABNT NBR 6023:2018.

14 Respostas para “ABNT NBR 6023:2018 (Referências): o que mudou?

1. Cláudia Dornellas da Silva

Sempre tive dúvidas em como referenciar blogs.

2. Abri o post buscando saber as mudanças fundamentais da ABNT e me frustrei. 😦 Poderia ser algo mais objetivo.

• Olá, brinquei de le(r)mos!

A proposta do post é convidar as pessoas a comentarem qual sua principal dificuldade com a ABNT 6023. A partir disso, serão publicados posts respondendo essas dúvidas com base na versão 2018 da norma. É uma proposta diferente do que apenas explicar as mudanças. Sugestões e comentários são bem-vindos.

Obrigado pela visita!
      Eduardo.

3. Vaudice

Boa noite tenho tantas dúvidas…
    1- 6.4 A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. (Quais pontuação?);
    2 – 8.1.1.2 quando houver mais de quatro autores… ( como fica na citação, coloca-se todos ou poderá colocar et al. na citação e citar todos nas referências?)

4. Marcia Regina Coelho

Ola,
    Percebi também que não há nada especificando os 6 traços (______. ) na repetição do mesmo autor. Pelo que entendi, agora terá que repetir o nome do autor, como no item 7.3? É isso?
    Outra dúvida, ao ler toda a NBR, percebi que há exemplos assim: Anais eletrônicos […] e outros exemplos com: [Anais].
    É isso,
    baraços e aguardando o post!
    Marcia Coelho

5. A.S.

Olá! Tenho uma dúvida! Na norma anterior, quando consultávamos obras diferentes de um mesmo autor, usava-se, a partir da segunda referência, um traço sublinear (______.). Isso permanece na nova norma? Obrigada!

6. A dúvida que tenho é sobre jogos eletrônicos, devo referenciá-los como em softwares?

7. Pingback: Como fazer referência de blog (ABNT NBR 6023:2018)? | Mundo Bibliotecário

8. Giovanni Secco

Acabei de dar uma olhada por cima e já vi coisas que mudaram e merdas que não mudaram. Desapareceram os nas URL, mas acrescentaram [ ] depois de Anais […] Proceedings […]. Retrocederam ao colocar et al. e outros como In: em itálico. Mantiveram a palhaçada do disponível em e acesso em, quando a propria url e a data já por si só naquelas posições seriam suficientes para indicar que é bem isso. Mantiveram os congressos em caixa alta, poluição ridícula. baixaram (ed.) (coord.) etc. Perfumaria, trabalheira desnecessaria pra quem digita e corrige, enfim nenhuma simplificação que se requer em convenções dessa natureza.