American Library Association remove o nome de Dewey de medalha devido seu anti-semitismo e misoginia

(JTA) – Parece que o criador do sistema decimal de Dewey, o método de classificação de livros para bibliotecas que leva seu nome, estava fora de ordem em seu tratamento de minorias e mulheres.

Agora, o Conselho da American Library Association votou pela remoção de Melvil Dewey, fundador da associação, de sua medalha de liderança criativa por causa de seu anti-semitismo e racismo.

Melvil Dewey “não permitiu que judeus, afro-americanos ou outras minorias fossem admitidos no resort de propriedade de Dewey e sua esposa”, e também fez avanços físicos inadequados em relação às mulheres com quem trabalhou e exerceu o poder profissional “, aprovou a resolução do conselho no último domingo [23/06/19], de acordo com um relatório da Inside Higher Ed.

O Melvil Dewey Award, de acordo com a American Library Association, é um “prêmio anual consistindo de uma medalha bronzeada e uma citação em ouro 24k de conquista para liderança criativa recente de alta ordem, particularmente naqueles campos em que Melvil Dewey estava ativamente interessado: gerenciamento de bibliotecas, treinamento em bibliotecas, catalogação e classificação, e as ferramentas e técnicas de biblioteconomia. ”

Uma carta ao editor do The New York Times em 1905 observou que Dewey foi repreendido pelo Conselho de Regentes do Estado de Nova York e renunciou ao cargo de bibliotecário estadual devido a reclamações de líderes judeus sobre seu anti-semitismo, em parte manifestado por sua autoria da política de Lake Placid Club que baniu judeus, negros e outros membros.

Além de alegações de toque inapropriado de mulheres, Dewey também pediu fotografias de candidatos a emprego em sua Escola de Economia de Bibliotecas na Columbia College, de acordo com relatórios.

***

Tradução livre do texto original em inglês American Library Association to remove Dewey name from medal over his anti-Semitism and misogyny, acessado em 29 de junho de 2019.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )