American Library Association remove o nome de Dewey de medalha devido seu anti-semitismo e misoginia

(JTA) – Parece que o criador do sistema decimal de Dewey, o método de classificação de livros para bibliotecas que leva seu nome, estava fora de ordem em seu tratamento de minorias e mulheres.

Agora, o Conselho da American Library Association votou pela remoção de Melvil Dewey, fundador da associação, de sua medalha de liderança criativa por causa de seu anti-semitismo e racismo.

Melvil Dewey “não permitiu que judeus, afro-americanos ou outras minorias fossem admitidos no resort de propriedade de Dewey e sua esposa”, e também fez avanços físicos inadequados em relação às mulheres com quem trabalhou e exerceu o poder profissional “, aprovou a resolução do conselho no último domingo [23/06/19], de acordo com um relatório da Inside Higher Ed.

O Melvil Dewey Award, de acordo com a American Library Association, é um “prêmio anual consistindo de uma medalha bronzeada e uma citação em ouro 24k de conquista para liderança criativa recente de alta ordem, particularmente naqueles campos em que Melvil Dewey estava ativamente interessado: gerenciamento de bibliotecas, treinamento em bibliotecas, catalogação e classificação, e as ferramentas e técnicas de biblioteconomia. ”

Uma carta ao editor do The New York Times em 1905 observou que Dewey foi repreendido pelo Conselho de Regentes do Estado de Nova York e renunciou ao cargo de bibliotecário estadual devido a reclamações de líderes judeus sobre seu anti-semitismo, em parte manifestado por sua autoria da política de Lake Placid Club que baniu judeus, negros e outros membros.

Além de alegações de toque inapropriado de mulheres, Dewey também pediu fotografias de candidatos a emprego em sua Escola de Economia de Bibliotecas na Columbia College, de acordo com relatórios.

***

Tradução livre do texto original em inglês American Library Association to remove Dewey name from medal over his anti-Semitism and misogyny, acessado em 29 de junho de 2019.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s