Conheça 3 ferramentas (gratuitas!) para produzir conteúdo para redes sociais em bibliotecas

Recentemente, publiquei um post sobre como identificar o perfil dos usuários das redes sociais da biblioteca. Uma vez que você conhece quem é o público, fica mais fácil produzir o conteúdo, certo?

Mas com o volume de informações disponível hoje, é impossível fazer esse trabalho sem utilizar ferramentas para produzir os melhores conteúdos. Neste texto, você vai conhecer 3 ferramentas gratuitas que te ajudarão a ter ideias de conteúdo para o público.

Continue no texto para conhecer essas ferramentas!

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google para análise e visualização de tendências ao longo do tempo.

O uso é muito simples: você apenas digita a palavra-chave na ferramenta e em poucos segundos você visualizará um gráfico mostrando o interesse no assunto durante um período.

Ele também mostra informações de interesse por sub-região (no caso do Brasil, por Estados), assuntos relacionados (com a indicação em porcentagem do interesse nesses assuntos) e consultas relacionadas à palavra-chave que você pesquisou.

2. Ubersuggest

Outra ferramenta gratuita para ter ideias (literalmente!) de conteúdo é o Ubersuggest.

O diferencial desta ferramenta é que além do gráfico de interesse no assunto, ela também apresenta ideias de palavras-chave com a quantidade de cliques que cada uma delas recebeu.

Essa é uma informação importante para verificar antes de selecionar uma palavra-chave, pois assim é possível ter maiores chances de que o seu público vá encontrar o seu conteúdo.

O Ubersuggest também oferece “ideias de conteúdo”. Essas “ideias” nada mais são do que sites que têm a palavra-chave pesquisada com a indicação aproximada de visitas, além da quantidade de cliques recebidos no Facebook e Pinterest.

De quebra, essa ferramenta também tem um pequeno gráfico (abaixo do principal) que mostra a porcentagem de pessoas, separadas por faixa etária, que mais procuram pelo assunto.

3. Answer The Public

O Answer The Public apresenta os resultados de uma forma gráfica, mas não convencional. O visual é bastante interessante porque apresenta a palavra-chave pesquisada em tópicos, conforme mostra a figura abaixo.

Os resultados são divididos em:

  • Questões
  • Preposições
  • Comparações
  • Ordem alfabética
  • Relacionados

DICA BÔNUS!

O Answer The Public não quantifica o volume de buscas para as palavras-chaves.

Para verificar o volume, selecione as palavras-chave mais interessantes para o seu conteúdo e “dê um Google” nelas. No exemplo abaixo, a palavra-chave “scielo busca avançada” tem aproximadamente 319.000 resultados.

Gostou das dicas? Usa alguma outra ferramenta?

Deixe um comentário!

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s