Conheça 3 ferramentas (gratuitas!) para produzir conteúdo para redes sociais em bibliotecas

Recentemente, publiquei um post sobre como identificar o perfil dos usuários das redes sociais da biblioteca. Uma vez que você conhece quem é o público, fica mais fácil produzir o conteúdo, certo?

Mas com o volume de informações disponível hoje, é impossível fazer esse trabalho sem utilizar ferramentas para produzir os melhores conteúdos. Neste texto, você vai conhecer 3 ferramentas gratuitas que te ajudarão a ter ideias de conteúdo para o público.

Continue no texto para conhecer essas ferramentas!

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google para análise e visualização de tendências ao longo do tempo.

O uso é muito simples: você apenas digita a palavra-chave na ferramenta e em poucos segundos você visualizará um gráfico mostrando o interesse no assunto durante um período.

Ele também mostra informações de interesse por sub-região (no caso do Brasil, por Estados), assuntos relacionados (com a indicação em porcentagem do interesse nesses assuntos) e consultas relacionadas à palavra-chave que você pesquisou.

2. Ubersuggest

Outra ferramenta gratuita para ter ideias (literalmente!) de conteúdo é o Ubersuggest.

O diferencial desta ferramenta é que além do gráfico de interesse no assunto, ela também apresenta ideias de palavras-chave com a quantidade de cliques que cada uma delas recebeu.

Essa é uma informação importante para verificar antes de selecionar uma palavra-chave, pois assim é possível ter maiores chances de que o seu público vá encontrar o seu conteúdo.

O Ubersuggest também oferece “ideias de conteúdo”. Essas “ideias” nada mais são do que sites que têm a palavra-chave pesquisada com a indicação aproximada de visitas, além da quantidade de cliques recebidos no Facebook e Pinterest.

De quebra, essa ferramenta também tem um pequeno gráfico (abaixo do principal) que mostra a porcentagem de pessoas, separadas por faixa etária, que mais procuram pelo assunto.

3. Answer The Public

O Answer The Public apresenta os resultados de uma forma gráfica, mas não convencional. O visual é bastante interessante porque apresenta a palavra-chave pesquisada em tópicos, conforme mostra a figura abaixo.

Os resultados são divididos em:

• Questões
  • Preposições
  • Comparações
  • Ordem alfabética
  • Relacionados

DICA BÔNUS!

O Answer The Public não quantifica o volume de buscas para as palavras-chaves.

Para verificar o volume, selecione as palavras-chave mais interessantes para o seu conteúdo e “dê um Google” nelas. No exemplo abaixo, a palavra-chave “scielo busca avançada” tem aproximadamente 319.000 resultados.

Gostou das dicas? Usa alguma outra ferramenta?

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )