Velório de livros na Bahia

Funcionários da Universidade do Estado da Bahia fizeram um velório simbólico para protestar contra o descaso com o acervo da biblioteca local. Segundo os funcionários da biblioteca, a campanha “Preservação do Acervo” pretende conscientizar sobre a utilização do material, com mensagens educativas e exposição de exemplares danificados. De acordo com o jornal A Tarde, a campanha agradou os estudantes, que vêem a biblioteca uma de suas fontes de conhecimento.

 

Fonte: Boletim PNLL – Edição nº 119 – 01 a -7/09/2008

 

Uma iniciativa muito interessante. Trata-se de uma maneira de chamar a atenção acerca do descaso sobre qual a biblioteca pública brasileira vem passando, seja pela falta de recursos financeiros, seja pela falta de um profissional bibliotecário. O mais curioso é o fato dos estudantes utilizarem biblioteca, o que dá a entender segundo a mensagem veiculada pelo jornal. Se a utilizam de fato,  isso revela que as biblioteca de suas escolas provavelmente devem estar tão mal cuidadas quanto a que utilizam.

 

É possível supor que a má conservação do acervo é deccorente não apenas da falta de preservação, mas também pelo mal uso que se faz dos materiais, como grifar trechos de textos. Provavelmente, se a biblioteca oferecesse um treinamento de usuários, esses casos se tornariam menos comuns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: