Biblioteca Digital do Senado Federal
Usuários: a Biblioteca Digital do Senado Federal, construída com o software DSpace, disponibiliza conteúdos para qualquer interessado em assuntos relacionados ao Poder Legislativo brasileiro, desde operadores do direito até o cidadão em busca de informações disponibilizadas pelo Senado Federal.
Conteúdo e formato dos documentos: o conteúdo está distribuído em 9 coleções: Produção Institucional, Direitos do Cidadão, Acessibilidade, Constituinte nos Jornais, Banco de Notícias, Obras Raras, Periódicos, Senadores e Publicações Externas. Os arquivos estão disponíveis, na sua grande maioria, em HTML e PDF. A busca pode ser realizada por título, autor, assunto e data. A busca avançada permite selecionar a coleção completa ou uma coleção específica, assim como oferece operadores booleanos e permite pesquisar nos seguintes campos do documento: Autoria, Título, Assunto, Resumo, Fonte, Série, Publicador, Identificador e Idioma.
Diferenciais: possui o Serviço de Alertas, via e-mail, bem como oferece RSS. Em Meu Espaço e Editar Perfil, o usuário pode habilitar suas preferências em receber os novos itens da coleção completa ou de uma coleção específica.
***
Consórcio BDjur – Biblioteca Digital Jurídica
Usuários: trata-se de uma biblioteca digital em Direito que, dada a especificidade dos materiais, é mais voltada aos operadores do direito, especialmente aqueles interessados na doutrina, legislação e jurisprudência e demais informações relacionadas ao Poder Judiciário brasileiro.
Conteúdo e formato dos documentos: há documentos em texto (PDF), vídeo (FLV) e possivelmente outros, pois atualmente conta com 199204 registros de 7 repositórios: BDJur no CJF, BDJur no MPPB, BDJur no Senado, BDJur no STJ, BDJur no TRF2, BDJur no TRT1 e BDJur no TRT15. A pesquisa simples pode ser realizada nos campos autor, título, resumo e assunto. A pesquisa avançada, por sua vez, permite a pesquisa por esses e outros campos, a saber: repositório, categoria, data, língua, patrocinador e tipo. Além disso, é possível pesquisar cada repositório individualmente.
Diferenciais: a Pesquisa de Acesso Aberto indica que a pesquisa pode ser realizada gratuitamente por qualquer usuário conectado à Internet, já que o site utiliza o software desenvolvido pelo Public Knowledge Project.
Olá, Nanci!
Esse post é da época em que eu trabalhei na área jurídica. Se precisar de alguma e eu puder ajudar, pode me escrever: eduardograziosi@ig.com.br.
Obrigado pela visita!
Eduardo.
Coleg@s,
Para quem está interessado na Biblioteconomia Jurídica é importante conhecer o Portal LexML, que é um ponto unificado de acesso à informação Jurídica brasileira. Não deixem de conferir em http://www.lexml.gov.br
Abraços,
Edilenice Passos
Olá, Edilenice!
Fico muito agradecido com sua visita ao Mundo Bibliotecário! Como iniciei recentemente na área jurídica, aos poucos vou disponibilizar conteúdos relacionados.
Att.,
Eduardo.
Ótima postagem para quem está começando na área jurídica!!!
Olá, Daniel!
Obrigado pelo incentivo! Vou continuar a postar mais conteúdos de biblioteconomia jurídica. Aliás, se tiver alguma sugestão, será bem-vinda!
Agradeço a visita!
Eduardo.