A Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH-USP vem realizando exposições em suas dependências a respeito de literatura, história e outras áreas de conhecimento.
Desta vez, aBiblioteca Florestan Fernandes, em parceria com oInstituto Martius-Staden, promove até o dia 18 de julho, a exposição“Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”, que conta a vinda de imigrantes alemães e suíços para trabalhar nas fazendas de café em São Paulo.
A exposição foi complementada ainda com obras do acervo da Biblioteca que tratam do assunto, como livros, teses e artigos.
Sobre a exposição:
“Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”
Exposição originalmente produzida para o acervo permanente doBallinStadtAuswanderermuseum Hamburg, museu especializado em emigração situado em Hamburgo, agora recebe uma versão em português. A mostra foi feita pelo Instituto Martius-Staden, em parceria com o pesquisador José Eduardo Heflinger Jr.
Retrata o sistema de parcerias, promovido no século XIX pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro da perspectiva da emigração alemã.
Tal sistema de parceria era baseado em um acordo: o imigrante concedia ao proprietário das terras uma parte da colheita para pagar os gastos de sua viagem para o Brasil. Este sistema foi utilizado durante o declínio da utilização de mão-de-obra escrava e trouxe ao país cerca de 50 mil imigrantes europeus. Além de retratar o cotidiano dos imigrantes alemães e suíços, a exposição registra ainda a decadência desse sistema de parceria que culminou em um novo sistema de contratação por jornada de trabalho e a vinda dos imigrantes italianos.
Assim, a exposição mostra um pequeno panorama dos fatos históricos da construção do Estado de São Paulo.
SERVIÇO:
Exposição “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”
Av Prof. Lineu Prestes – travessa 12, nº 350
Cidade Ubniversitária – São Paulo
Data: 18 de junho a 18 de julho de 2012
Horário: Segunda a sexta-feira das 8:30 às 22h
ENTRADA GRATUITA