Resultado do "I Encontro de Usuários do PHL de Sorocaba (SP) e Região"

Conforme divulgado no folder do I Encontro de Usuários do PHL de Sorocaba (SP) e Região, foi elaborado um documento com apontamentos sobre o software e sugestões de melhoria.
Segue alguns tópicos do documento, que estão abertos para críticas e sugestões dos participantes e daqueles que não puderam participar, mas que também gostariam de apresentar sua contribuição. O documento final, com os nomes dos contribuintes, será encaminhado ao Sr. Elysio Mira Soares de Oliveira como sugestões de melhoria para a próxima versão do PHL.
1º) É altamente recomendável que o PHL adote os padrões internacionais de catalogação, ou seja, AACR2 e MARC21, e também se prepare para a adoção do RDA, o que poderá ser feito em uma versão beta, com algumas instituições, tal como vem sendo feito em bibliotecas estrangeiras. Além disso, a adoção dos referidos padrões facilita a catalogação cooperativa.
2º) O PHL deve dar suporte aos diferentes tipos de conteúdos para catalogação e indexação. O formulário para registro de websites, por exemplo, não atende satisfatoriamente às necessidades atuais.
3º) A configuração padrão de data deve ser atualizada na próxima versão, pois atualmente está configurado até 2020.
4º) O manual não atende às necessidades dos usuários, que muitas vezes fazem adaptações de formulários, por exemplo, sem saber se o procedimento está correto.
5º) O suporte nem sempre é de fácil acesso. Com vistas à uma comunicação eficiente, sugere-se a criação de um canal direto com os usuários, seja via Skype, seja via MSN, ou outra ferramenta de comunicação instantânea.
6º) Estudos do PHL, como os abaixo relacionados, devem ser analisados criticamente para averiguar seu funcionamento na prática e, assim, colaborar efetivamente na melhoria do software:
Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva sociocognitiva do usuário – Eduardo Graziosi Silva e Vera Regina Casari Boccato
Gnuteca e PHL: estudo avaliativo de soluções livres para automação de bibliotecas – Fernanda Belger Calcada
Informatização da rede de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Santos – Daianny Seoni de Oliveira e Cláudio Souza Nunes
Aguardando críticas e sugestões para elaboração do documento final, finalizo o post agradecendo aos participantes do evento e peço aqueles que queiram contribuir que enviem as sugestões pelos comentários.

%d blogueiros gostam disto: