Cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu são direcionados à área de exercício profissional, tanto do docente como de outros profissionais inseridos no mercado de trabalho, na perspectiva de educação continuada. O curso de especialização Informação em Ambientes Digitais tem carga horária mínima de 360 horas, não computando o tempo destinado à elaboração de monografia de conclusão de curso. As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (no caso das instituições federais) tem autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Nesse sentido, o curso de Informação em Ambientes Digitais foi autorizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. O curso de especialização Informação em Ambientes Digitais tem validade nacional por obedecer integralmente à Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
O Curso:
Contemporaneamente, as organizações defrontam-se com a realidade de geração, uso, reuso, tratamento e disseminação de informações em ambientes digitais. Além disso, muitas organizações se encontram numa situação da necessidade urgente de tomada de decisão em relação aos acervos e arquivos existentes em formatos físicos; especificamente, se estes deveriam ser digitalizados ou não. Surge, então, uma consciência crescente em torno do reconhecimento da necessidade de se planejar a sustentabilidade digital, a qual começa com políticas efetivas e estratégicas, mais de que com soluções técnicas.
Diante deste cenário, o curso de especialização Informação em Ambientes Digitais visa capacitar profissionais para lidar com decisões e práticas relativas a aspectos que envolvem o ambiente digital. Para tal, o curso oferecerá disciplinas que englobam variadas dimensões das novas configurações da produção, tratamento e recuperação da informação digital e seus usuários, além de oferecer conteúdos e práticas relacionadas à preservação de diferentes tipos de conteúdos digitais.
Público alvo:
Bibliotecários, arquivistas, curadores, jornalistas e servidores de instituições e órgãos públicos, privados e do terceiro setor que trabalhem com informação digital.
Profissionais e pesquisadores que demandam por informações especializadas voltadas às novas formas de organização, tratamento e gestão da informação digital.
Gestores de organizações públicas e privadas que buscam o aprimoramento das competências informacionais em ambiente digital.
Objetivos:
O Curso se propõe a capacitar profissionais e pesquisadores para lidar com a produção, organização e uso da informação digital em instituições do setor público, privado e do terceiro setor, agilizando rotinas de trabalho e pesquisa, e potencializando processos para tomada de decisão e inteligência competitiva, entre outros benefícios. Os objetivos específicos do curso são:
Especializar a formação de profissionais e pesquisadores sobre as melhores práticas, metodologias e políticas atuais relacionadas à produção, tratamento, organização e recuperação da informação em ambiente digital seja em ambiente institucionalizado público ou privado, ou em rede.
Oferecer aos participantes a oportunidade de se capacitar em recursos, softwares, sistemas e rotinas relacionadas ao gerenciamento do fluxo da informação digital, com fins de otimizar sua recuperação e uso para a tomada de decisão, considerando no entanto, as possibilidades e viabilidade de se estabelecerem políticas de acesso, organização, preservação e uso de conteúdos digitais.
Especializar a formação de profissionais e pesquisadores sobre as melhores práticas, metodologias e políticas atuais relacionadas ao diagnóstico, identificação, mapeamento, intervenção e armazenamento da informação em ambientes digitais.
Pré-requisitos:
Ser portador de diploma de curso superior.
Coordenação:
Profa. Dra. Ariadne Chlöe Mary Furnival
Vice-coordenação:
Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon
Maiores informações
Disponível em: <http://www.dci.ufscar.br/news/pos-graduacao-especializacao-informacao-em-ambientes-digitais>. Acesso em: 4 dez. 2012.