No Dia do Bibliotecário a Biblioteca Mário de Andrade promove a palestra
DOS CLÁSSICOS AOS BEST-SELLERS: PRÁTICAS DE LEITURA NA ATUALIDADE
Dia 12, terça-feira, das 15h às 17h
Local: Auditório do edifício principal
Em bibliotecas – seja no atendimento aos usuários ou no desenvolvimento de coleções – muitas solicitações são feitas em torno de alguns tipos de literatura, tais como os “clássicos”, os “best-sellers”, os “livros sobre vampiros”, que cada vez mais fazem parte das práticas de leitura da atualidade, mas que às vezes são considerados literatura menor. Como bibliotecários e mediadores de leitura poderiam lidar com essas questões?
Eliane Robert Moraes, crítica e professora de literatura, e Luiz Bras, escritor, irão discutir esse tema durante as comemorações do dia do bibliotecário.
LUIZ BRAS
Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, MS. É doutor em Letras pela Usp. Colabora regularmente com o caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, resenhando lançamentos do mercado editorial. Mantém uma página mensal no jornal Rascunho, de Curitiba, intitulada Ruído Branco.
ELIANE ROBERT MORAES
Professora de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e pesquisadora do CNPq, é autora de diversos ensaios sobre o imaginário erótico na literatura. Traduziu a História do Olho de Georges Bataille (Cosac Naify) e publicou, dentre outros, os livros: Sade: a felicidade libertina (Imago), O Corpo impossível (Iluminuras/Fapesp), além de Lições de Sade: Ensaios sobre a imaginação libertina (Iluminuras). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o erotismo literário brasileiro.
A entrada é gratuita. Todos estão convidados.