BiblioCamp 2014 vem em busca de novas histórias, projetos inspiradores e exemplos daqueles que dá vontade de ‘ser quando crescer’. Este ano terá sua 4ª edição em Brasília, na Biblioteca Nacional, dia 06 de setembro.
Fugindo do padrão já conhecido dos eventos acadêmicos em Ciência da Informação o BiblioCamp segue o estilo speed talk, onde cada apresentação terá 15 minutos de duração sem intervalos e sem espaço para pergunta entre elas. Assim podemos compartilhar mais e trocar informações posteriormente.
A programação será composta por 18 falantes e 32 ouvintes todos juntos numa sala. A ideia é ter um evento intimista e aconchegante durante um sábado de boas trocas de experiências.
A surpresa boa é que nem todos os falantes serão da biblioteconomia, há muita gente por aí fazendo coisas bacanas que envolvem livros, bibliotecas, educação, informação e leitura. Algumas das apresentações já confirmadas:
Roedores de Livros: projeto de incentivo a leitura para crianças e jovens, idealizado e coordenado por Ana Paula Bernardes – Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal – Recebeu em 2011 o prêmio de melhor projeto de incentivo a leitura pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Ana Paula contará um pouco sobre como seu projeto voluntário desperta o gosto pela leitura através de ações integradas como mediação de leitura, oficinas de artes e música ao vivo.
Cultura no ônibus: Antônio da Conceição, cobrador de ônibus de uma linha que liga Brasília a Sobradinho (cidade satélite) partilhará sua experiência de como ele vem transformando um simples passeio de ônibus em uma oportunidade de fazer novos leitores.
Alessandra Pontes Roscoe: Coordena em Brasília atividades de leitura desde o ventre com casais “grávidos”, com bebês e com idosos pacientes de Alzheimer. É fundadora de uma das primeiras experiências permanentes de leitura com bebês e pré-leitores do país, o Uni duni Ler.
Laila Di Pietro: Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação pela UnB, com ênfase na organização de documentos imagéticos. Falará sobre sua participação no Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, onde desenvolve projetos sobre documentos fotográficos relacionados à períodos de ditadura militar na América Latina e seu trabalho no Centro de Documentação da Rede Globo.
Daniel Rodrigues Guimarães: Graduado em biblioteconomia pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, apresentará seu estudo sobre coleções de jogos eletrônicos em bibliotecas universitárias.
Quem ainda quiser participar, todas as vagas estão preenchidas, mas temos uma lista de espera e faremos o possível para encaixar mais apresentações. Inscreva-se.
O BiblioCamp é uma desconferência realizada por bibliotecários voluntários sem nenhum custo para os participantes. Graças ao apoio de empresas que acreditam na proposta, conseguimos manter o evento inteiramente grátis e proporcionar uma boa experiência aos participantes.
Siga a página no facebook.