Resumo da palestra "A Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil"

No dia 6/4, o Departamento de Ciência da Informação da UFSCar promoveu a palestra “A Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil”, proferida pela Profª Drª Marisa Bräscher Basilio Medeiros, do Departamento de Ciência da Informação da UFSC e representante da área de Ciência da Informação na CAPES.

A apresentação teve início com um breve histórico da área no Brasil. Algumas datas marcantes foram:

1951 – criação do CNPq e CAPES

1954 – criação do IBBD (IBICT a partir de 1976)

1955 – criação do Curso de Pesquisa Bibliográfica, posteriormente Curso de Especialização em Documentação e Informação

1970 – surge o primeiro mestrado em Ciência da Informação no IBICT

1972 – criação da Revista Ciência da Informação

1989 – criação da ANCIB

1992 – criação do doutorado na UnB e USP

Esses foram alguns marcos da área que mostraram sua maturidade ao longo do tempo, com o surgimento de instituições, cursos de pós-graduação, revistas e associações. Da mesma forma, a avaliação da CAPES também evoluiu, contribuindo para sua consolidação. Medeiros ressaltou que a avaliação é feita por área, que define seus critérios em função do Plano Nacional da Pós-Graduação elaborado pela CAPES.

A Ciência da Informação está no grupo de Ciência Sociais Aplicadas I, junto com Comunicação e Museologia, e as tabelas de avaliação apresentam os programas, áreas de concentração e linhas de pesquisa. Atualmente, a área conta com 14 programas, sendo três profissionais, e alguns dos critérios de avaliação são: corpo discente, produção intelectual, infraestrutura, entre outros. Por fim, Medeiros destacou que a evolução não só da Ciência da Informação, mas de qualquer outra área, acontece com base na criação de cursos novos, avaliação dos existentes, apoio do CNPq e da CAPES e a cooperação entre os programas.

Ao longo de sua fala, a palestrante destacou a carência de profissionais entre as regiões brasileiras, mas vê esse problema como solução, pois essa situação oferece a oportunidade de expansão da área e, consequentemente, o aumento de recursos, o que trará benefícios para a mesma.

%d blogueiros gostam disto: