Bibliotecário olímpico!

O Mundo Bibliotecário está a procura de bibliotecários envolvidos em experiências profissionais diferentes. Caso você atue em um lugar não-convencional (uma “não-biblioteca”) ou conheça algum bibliotecário que atue em outro ambiente diferenciado, deixe um comentário e entrarei em contato para publicar seu depoimento!

***

Inaugurando esta série, o bibliotecário Reinaldo Alves gentilmente enviou um depoimento sobre seu trabalho nas Olimpíadas! Sim, nas Olimpíadas! E o trabalho vai além do acervo, conforme você lerá!

Depoimento por Reinaldo Alves

Sou bibliotecário formado pela UFRJ fiz alguns estágios em diferentes tipos de empresa, agência reguladora, museu e biblioteca digital. Logo que saí da faculdade fui indicado pela empresa de um software que eu havia feito um treinamento para vir trabalhar como bibliotecário na Rio 2016. Primeiramente foi um susto, pois na minha primeira oportunidade me vi responsável em criar uma biblioteca, e para um evento de magnitude internacional!

O processo de catalogação e indexação se tornou razoável, pois existe uma classificação específica para os Jogos derivada da CDU. Em 6 meses terminei sozinho o trabalho de catalogação, indexação e organização da biblioteca que contava com aproximadamente 2000 itens, entre guias, folhetos, clippings, dvds, vídeo games e outros.

Basicamente, a biblioteca é formada por heranças de publicações de outras edições dos Jogos e cada cidade-sede vai passando para as outras sedes, pois é uma forma de transmissão de conhecimento. Atualmente, tenho outras tarefas além de gerenciar a biblioteca, que está em fase de inventário, pois daqui a poucos meses estará de mudança para Tokyo.

Hoje, sou responsável também pela base de audiovisual do Comitê, o que é bem interessante, pois agrega ao profissional que está preparado para lidar basicamente com livros para uma nova perspectiva do mercado de trabalho e é uma área que possui tanto a catalogação, quanto a indexação e o gerenciamento dessas mídias. É um grande prazer trabalhar nesse projeto, pois ele é conhecido mundialmente e me possibilita ter uma experiência única em nosso País.

***

Agradeço mais uma vez ao Reinaldo pelo envio do depoimento relatando sua experiência única e privilegiada!

Incrível, não é mesmo? Fiquei impressionado com a amplitude de materiais e possibilidades de atuação de um bibliotecário olímpico!

E você? O que achou? Deixe um comentário!

14 comentários em “Bibliotecário olímpico!”

1. Pingback: O que é Biblioteconomia?
    • eu trabalhei com ele no rio 2016 ele era da mesma area funcional que a minha.

2. Muito bacana o depoimento do Reinaldo! E são experiências como essa que mostram a diversidade e amplitude do mercado que nós profissionais podemos atuar e fazer bonito!
    Gostaria de também relatar a minha experiência em uma não biblioteca. Como faço?
    Beijos,
    Luciana

• Olá, Luciana!

Obrigado pelo comentário e sua disponibilidade! Entrarei em contato por e-mail com você.

Atenciosamente,
      Eduardo.

3. Muito interessante o relato do Reinaldo, assim como a tocha olímpica vai sendo passada adiante para a cidade-sede, a biblioteca vai junto…E o que ele fala a respeito do material audiovisual nos leva a refletir: a produção audiovisual a cada dia aumenta mais e é um grande campo de atuação para o profissional da informação. Trabalho num acervo audiovisual e percebo uma certa carência de profissionais bibliotecários atuando nesse cenário. Nao deixemos de lado. Temos um amplo campo de atuação, fiquemos atentos!

• Sergio,

boa observação! De fato, o campo do audiovisual é mais uma dentre tantas áreas que podemos atuar.

Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Eduardo.

4. Que bom, mais uma visão para o mundo bibliotecário, interessante e precioso este trabalho, uma experiência maravilhosa de nosso colega.
    Boa sorte felicidades até o final das Olimpíadas.

5. Parabéns ao bibliotecário olímpico e ao Mundo Bibliotecário por ter garimpado esta pérola biblioteconômica! Parabéns! Este tema daria um excelente relato de experiência, não é mesmo, bibliotecário olímpico? Escreva mais a respeito! []s suelybcs

Os comentários estão encerrado.