Por João Cristofolini
Escrevi esse texto no grupo do ResumoCast recentemente e compartilho agora com todos vocês.
Algumas reflexões minhas sobre livros: (se preferir, pode ouvir o áudio desse texto aqui).
– O melhor livro que li pode não ser o melhor para você:
Cuidado em querer buscar sempre qual o melhor livro ou indicação de terceiros, isso é importante, mas não se limite a isso. Muitas vezes li algum livro por indicação que para a pessoa foi o melhor livro da vida dela e teve pouca ou nenhuma relevância para minha realidade. Assim como o contrário, o que me marcou pode não ser relevante para você.
Sabe por quê? Cada pessoa está em um momento, circunstâncias, realidade diferente. Cuidado com rótulos de terceiros.
– Não foque apenas nos best-sellers:
Best-seller significa que o livro já vendeu alguns milhares de exemplares, o que significa que algumas milhares de pessoas já o leram, o que significa que a informação contida virou commodity. Quando todo mundo le a mesma informação, essa informação já virou commodity e a sua função é sempre buscar o desvio.
Não estou dizendo que você não deva ler best-seller, eu também leio alguns deles, mas não se limite a isso. O que será o seu grande diferencial, o seu desvio, não está em um best-seller, está em um conteúdo que você foi capaz de encontrar.
– Não foque apenas em livros de negócios:
Sim, promovemos livros de negócios, eu leio livros de negócios, mas novamente, não se limite a isso. A vida não é só negócios, busque conhecimentos clássicos, filosofia, autoconhecimento, espiritualidade, saúde e qualquer outro gênero que goste, talvez um hobby seu. As grandes ideias e conexões surgem de conteúdos e áreas diferentes, lembre sempre disso.
– Não foque apenas em um único autor ou referência:
O mesmo vale para quem cria rótulo de guru ou passa a consumir apenas conteúdo de um único autor ou referência. Extraia o máximo de aprendizado de uma referência e alterne entre outras, todos tem algo a ensinar. É importante você mudar completamente a opinião e ponto de vista sobre um assunto com referências, fontes e autores completamente diferentes, de áreas e perfis.
– Cuidado com a sensação de sempre precisar consumir mais e mais informação:
Essa talvez seja uma das mais comuns nos dias de hoje. Parece que estão todos correndo contra o tempo em uma competição frenética de quem le (sic) mais livros, como se quantidade de informação que você adquire ou de livros que leu no ano fosse a única ou maior variável em sua vida. Informação que não é colocada em prática não tem valor nenhum.
– Priorize sempre que possível a fonte verdadeira:
Grandes obras e clássicos da literatura foram produzidos ha décadas ou séculos. Os maiores pensadores não surgiram nesse século. De novo, não se limite ao que está na moda, o clássico sempre terá seu valor.
– Não acredite em tudo o que le (sic):
Nem no que estou escrevendo, o seu objetivo deve ser aprender a questionar. A maior prova se um conteúdo de fato tem relevância é testando e colocando em prática. Questione tudo, teste, aplique e tire suas próprias conclusões.
– Reserve tempo para ler a sua mente, ficar em silêncio:
Os maiores ensinamentos estão dentro de você e não fora.
Tão importante quanto colocar informação é o tempo que você reserva para silenciar sua mente, para meditar, para refletir, para não pensar em nada, para ficar no ócio criativo. A verdadeira sabedoria está dentro e não fora. Muitas vezes procuramos fora o que está tão próximo de nós.
Disponível em: <http://joaocristofolini.com.br/blog/reflexoes-sobre-livros/>. Acesso em: 18 nov. 2016.