Biblioteca particular de Rachel de Queiroz está aberta à visitação em Fortaleza

Unifor inaugura espaço que abriga o acervo bibliográfico da escritora cearense que se encontrava há 10 anos no Instituto Moreira Sales, do Rio de Janeiro.

Logo Unifor

POR UNIFOR

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Acervo pessoal da escritora cearense estará disponível na Biblioteca da Unifor. No total, são mais de 3 mil itens, entre livros e periódicos (Foto: Ares Soares/Unifor)
Acervo pessoal da escritora cearense estará disponível na Biblioteca da Unifor. No total, são mais de 3 mil itens, entre livros e periódicos (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Coleção Rachel de Queiroz, espaço que reúne grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense, já está aberto ao público, no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor). O valioso acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, e foi doado à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro.

A inauguração do espaço destinado ao acervo foi realizada em maio, durante solenidade informal que contou com a presença da reitora Fátima Veras, da coordenadora de Literatura do IMS, escritora Élvia Bezerra, da gerente da Biblioteca Central, Leonilha Lessa, do escritor e professor Batista de Lima e do biógrafo de Rachel de Queiroz, o escritor e advogado José Luís Lira, além de bibliotecários, funcionários e alunos da Unifor.

O acervo foi adquirido pelo IMS em 2006 e desde então ficou abrigado na sede do instituto, na Gávea, Rio de Janeiro. “A ideia da transferência desse acervo, de autoria da escritora Elvia Bezerra, foi prontamente acolhida pela Unifor e rapidamente formalizamos a doação”, afirma a reitora Fátima Veras, acrescentando que a iniciativa da Universidade e do IMS se reveste da maior importância na medida em que permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira.

“É com misto de orgulho e satisfação que trazemos a biblioteca de Rachel de Queiroz para os cearenses. Na Unifor, ela se unirá a outros grandes e importantes acervos, mas certamente esta biblioteca receberá carinho especial de alunos, professores e colaborares da universidade e do público em geral por toda a sua relação com a história de todos nós, cearenses”, complementa a professora Fátima Veras.

Elvia Bezerra destacou os projetos que a Unifor estuda para a Coleção Rachel de Queiroz. “Eu conversei com Leonilha Lessa e fiquei sabendo que a universidade deseja promover seminários e projetar Rachel de Queiroz no Brasil, além de incentivar a pesquisa. Acredito que vai ser um trabalho muito dinâmico”, afirma.

Leonilha explica o objetivo dos projetos: “Nós estamos fazendo algumas ações para divulgar a Rachel de Queiroz dentro da universidade e nas escolas. A ideia é ampliar os estudos sobre a autora de ‘O Quinze’. Afinal, ela é um orgulho para o Ceará e para nós mulheres, uma vez que Rachel tinha seu lado feminista, fora todo o lado social presente em suas obras”.

José Luís Lira, escritor e professor do curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), também ressaltou a iniciativa da Unifor: “Como biógrafo e amigo dela, eu acho espetacular a Unifor ter trazido esse acervo para o Estado. Dessa forma, ela volta para sua terra por meio de seus livros, o seu maior tesouro. E nesse clima eu me senti inspirado a doar o vestido que agora está na entrada da Biblioteca”. Ele doou para a Unifor o último vestido usado por Rachel de Queiroz no Ceará e que se encontra em exposição no hall da Biblioteca Central.

Antes de homologar a doação, o IMS submeteu a decisão a Maria Luíza de Queiroz Salek, irmã da escritora. “Visitei-a em novembro de 2016, e ela concordou plenamente com o destino do acervo de Rachel”, declara Elvia Bezerra. Mesma posição teve o bibliófilo José Augusto Bezerra, presidente da Academia Cearense de Letras e dono de vasto acervo sobre Rachel de Queiroz. “Todos reconhecem que a Unifor tem condições não só de preservar mas também de difundir esse rico material de pesquisa”, salienta.

Serviço
Coleção Rachel de Queiroz
Local: Biblioteca Central da Unifor (1º Piso)
Horários de funcionamento: 8h30min às17h (segunda a sexta-feira) e de 8h às 13h (sábados)
Visitas de grupos: Sob agendamento
Informações e agendamentos: (85) 3477.3169

 Iniciativa permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira (Foto:  Ares Soares/Unifor)
Iniciativa permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira (Foto: Ares Soares/Unifor)
%d blogueiros gostam disto: