Na nova norma ABNT NBR 6023;2018 (Referências), não há mais a recomendação de utilizar seis traços sublineares (underline) para não repetir o mesmo autor.
Como era?
Na primeira edição da norma, a regra 9.1.1 expunha que
9.1.1 Eventualmente, o(s) nome(s) do(s) autor(es) de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página,
pode(m) ser substituído(s), nas referências seguintes à primeira, por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e
ponto.
Era muito comum o uso desse recurso, embora não fosse obrigatório.
Como ficou?
Atualmente, esse recurso não existe mais no tópico 9 Ordenação das referências. Portanto, quando houver mais de uma obra do mesmo autor, tanto o prenome como o sobrenome devem ser repetidos.
O tópico 9 apenas descreve e exemplifica o uso dos sistemas alfabético e numérico (ordem de citação no texto), sem apresentar a opção do traço sublinear.
BÔNUS
Há exemplos na nova edição da ABNT NBR 6023:2018 em que algumas referências constam com o termo Anais grafado das seguintes formas:
Anais […]
[Anais]
Uma situação em que isso ocorre é na regra 7.8.5 Parte de evento em meio eletrônico.
No exemplo 1, temos:
– Elementos essenciais
GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais […] . Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
No exemplo 3, temos:
– Elementos essenciais
BADKE, T.; ZACARIAS, R. Certificação e assinatura digital. In: INTERLOGOS, 2006, Vitória. [Anais]. Vitória: AARQUES, 2006. 1 CD-ROM. Diretório: \Palestrates\Palestras de 24 de Agosto.
Afinal, qual forma está correta?
Ambas!
A diferença entre elas é explicada no seguinte parágrafo do tópico 4 Elementos da referência:
Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento e devem refletir os dados do documento consultados. Na inexistência desses dados, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-os entre colchetes.
Assim, conclui-se que a novidade é somente a grafia Anais […], pois anteriormente escrevia-se Anais…
Se você tiver alguma dúvida ou gostaria de ver algum modelo de referência para algum documento específico, deixe um comentário!
***
Você está procurando um livro que ensine tudo sobre metodologia científica? Indicamos um livro que reúne de forma didática e bem apresentada tudo aquilo que estudantes universitários, docentes e pesquisadores em geral precisam saber sobre o assunto. Com este guia, você aprenderá como planejar seus projetos de pesquisa, desenvolver suas hipóteses, coletar e analisar dados etc. Adquira já o seu exemplar do livro Metodologia da pesquisa e do trabalho científico!
Corrigindo: “[…] ela não diz ‘devem ser repetidos.”.
Caro colega, mui respeitosamente, como revisor textual, venho discordar quanto ao que o senhor diz abaixo:
“Atualmente, esse recurso não existe mais no tópico 9 Ordenação das referências. Portanto, quando houver mais de uma obra do mesmo autor, tanto o prenome como o sobrenome devem ser repetidos.”
Em parte alguma desta versão da norma ela assevera que “quando houver mais de uma obra do mesmo autor, tanto o prenome como o sobrenome devem ser repetidos”. Nesta edição ela simplesmente se omitiu! Para entender-se claramente que esta parte da norma foi suprimida a A.B.N.T. deveria citar isso. Portanto, ela simplesmente se omite quanto a isso. E, reiterando, ela diz que “devem ser omitidos”.
” […] sem apresentar a opção do traço sublinear.” Omite-se, sem apresentar opção.
Olá Carlos,
Muito obrigado pelo seu comentário.
Muito bem observado, na ABNT NBR 6023 de 2018, em seu tópico 9, não constam informações sobre o uso ou não do traço. Assim como coloquei na postagem: “Atualmente, esse recurso não existe mais no tópico 9 Ordenação das referências.
No entanto, a minha observação: “Portanto, quando houver mais de uma obra do mesmo autor, tanto o prenome como o sobrenome devem ser repetidos”, parte dos modelos apresentados na própria norma, uma vez que a mesma repete a indicação de responsabilidade “Brasil” para duas referências tidas como modelos, a saber:
BRASIL. Lei nº 9.979, de 5 de julho de 2000. Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor da Justiça Eleitoral, crédito Suplementar no valor de R$155.000.000,00, para reforço de dotações consignadas no vigente orçamento. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 138, n. 129, p. 4, 6 jul. 2000.
BRASIL. Lei nº 12.384, de 3 de março de 1998. Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no valor de R$ 210.000.000,00, para o fim que especifica. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 42, p. 1, 4 mr. 1998.
Em contraponto, a ABNT NBR 6023 de 2002, apresenta exemplos com o traço sublinear, defendendo o enunciado, o qual relata: 9.1.1 Eventualmente, o(s) nome((s) do(s) autor(es) de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, pode(m) ser substituídos(s), nas referências seguintes à primeira, por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.
Nota-se acima, que a norma anterior, dá a opção de utilizar ou não o traço sublinear (em negrito), coisa que não acontece na nova redação de 2018.
Assim, quando a norma não dá uma opção para uso de tais recursos, o mesmo não pode ser utilizado.
Obrigado pela visita!
Eduardo.
Bom dia, como colocar referências seguidas no texto (na mesma página) quando a obra e o autor são os mesmos? Ex.:
Nesse universo, o poder decisório está centralizado nas mãos dos detentores do poder econômico e na dos tecnocratas dos organismos internacionais (DREIFUSS, 1996).
Estão em jogo não somente a atuação de empresas e Estados separadamente, mas ainda a necessária interação e coordenação decorrentes entre si. De acordo com Dreifuss (1996), a lei impõe a legitimidade entre o poder e os governados.
Obrigado
Olá, Nichols.
Na realidade, no texto você coloca a citação, e está correto como você colocou no exemplo.
Nas referências você coloca somente uma vez.
Obrigado pela visita!
Eduardo.
Como referencio uma norma ABNT e uma legislação?
Olá, Rafaela.
Obrigado pelo comentário. Responderei em um post para cada tipo de documento que você citou.
Obrigado pela visita!
Eduardo.
E o “et al,” voltou a ser grafado em itálico, tanto na lista de referências como nas citações?
Olá, Rodrigo.
Apenas nas referências. A norma de citações continua a mesma.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Eduardo.
Que maravilha! Obrigado por levantar esaa informação, não tinha percebido. A não utilização do underline ajuda muito na hora de alfabetar as referências no Word.
Bruno
Olá, Bruno!
Obrigado pelo comentário e visita!
Caso tenha alguma dúvida sobre a ABNT NBR 6023, fique à vontade para comentar que faremos um post para respondê-la.
Eduardo.