A partir da próxima terça-feira, 16, usuários de diversos sistemas da CAPES terão a possibilidade de fazer login com seus identificadores ORCID, um código único de 16 dígitos – usado para conectar pessoas e suas contribuições – que pesquisadores, estudantes e professores podem obter gratuitamente.
A funcionalidade estará disponível a todos os usuários, sejam nacionais ou estrangeiros. No caso dos pesquisadores de outros países, a implementação da ferramenta deve acabar com os problemas causados pelo método atual de cadastro, que utiliza o nome como informação principal, uma vez que homônimos e casos de pessoas que mudam de nome podem ocorrer.
Agora, com a parceria entre CAPES e ORCID, o registro poderá ser feito com o novo identificador, que é único para cada pessoa que tiver cadastro na ferramenta. Por isso, a novidade deve beneficiar, sobretudo, os pesquisadores de outros países cadastrados. Atualmente, 12.770 estrangeiros utilizam os sistemas da Coordenação.
ORCID
A ORCID é uma Organização sem Fins Lucrativos apoiada por uma comunidade global composta por organizações de pesquisa, editoras, financiadores e associações profissionais, entre outras entidades. Ela conecta indivíduos e suas contribuições profissionais a qualquer momento e permite o reconhecimento de todo tipo de contribuição e inovação em pesquisa.
CONECTI
A utilização do ORCID nos sistemas da CAPES é fruto da participação da Coordenação no consórcio CONECTI. Entre as ações e metas da iniciativa, está o estímulo ao uso de Identificadores Persistentes, registros que garantem identificação e localização de pessoas e objetos digitais de forma permanente.
Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/36-noticias/9717-usuarios-dos-sistemas-da-capes-poderao-usar-identificador-orcid. Acesso em: 16 jul. 2019.