Biblioteca solidária estimula leitura na periferia de Campinas durante a quarentena: ‘Para nos acalmar em dias difíceis’

Educador social montou estrutura na frente de casa e disponibilizou acervo pessoal para empréstimos. Ele diz que ficou surpreso com interesse da comunidade.

Biblioteca solidária montada por educador social na frente da sua residência, no Jardim Campo Belo I, em Campinas (SP) — Foto: Alex Bahia/Arquivo pessoal

As medidas de restrição e isolamento social para conter o avanço do coronavírus têm impactos mais pesados na periferia do que em outras regiões das grandes cidades. Falta estrutura, muitas moradias são improvisadas, a internet é um luxo e há a dureza da fome. Pensando em uma forma de ajudar a comunidade em que vive em Campinas (SP) a encontrar um refúgio na crise, o educador social Alex Bahia, de 39 anos, criou uma biblioteca solidária na porta de casa.

A iniciativa fica no Jardim Campo Belo I. Empresta a quem quer, os livros que acumulou na vida.

“Nada melhor que uma boa leitura para nos acalmar em dias difíceis”, defende.

Segundo ele, nem todos têm acesso à internet, e os poucos conectados à rede na região, seja para o lazer ou informação, também sofrem com a qualidade ruim do serviço. Diante disso, surgiu a ideia de incentivar a leitura.

A tenda e as estantes são instaladas às sextas-feiras na porta de sua casa. São cerca de 340 livros, de títulos variados. Qualquer um pode pegar um exemplar emprestado, contanto que cuide bem e devolva para fazer a roda girar. Basta dar o nome, endereço e telefone – “para que eu possa reaver o livro caso alguém esqueça de devolver”, diz.

De acordo com Alex, mais de 60 foram emprestados nas duas primeiras semanas da ação, e a procura surpreendeu.

“O interesse surpreendeu, sim. As pessoas não tem o hábito de ler, e na periferia por vários fatores. Não temos biblioteca, sabemos que livro custa caro. Alguns me chamaram de louco, maluco, falando que gastei com os livros”, conta.

Alex, que já atuou como conselheiro tutelar na cidade, conta que a ação é só uma das formas de ajudar a população onde cresceu e mora há 38 anos.

“Praticamente nasci aqui. Chegamos em 1981, com menos de um ano. É meu lugar, tenho que cuidar”.

Educador social decidiu emprestar coleção de livros a vizinhos na região do Jardim Campo Belo I, em Campinas (SP) — Foto: Alex Bahia/Arquivo pessoal

Problema com a fome

O educador social conta que, ao fazer a ação para emprestar livros, também recebeu pedidos de ajuda por comida. E saber que tinha gente passando fome o incomodou.

“A princípio, eu não ia me envolver com arrecadação de alimento. É preciso cobrar que o poder público faça o seu papel. Mas ver que a ajuda já não estava chegando, começou a me incomodar. Não passei fome, mas na adolescência senti dificuldades de privações”, recorda.

Com isso, tratou de mobilizar contatos por aplicativos de mensagens e conseguiu, de cara, preparar 30 cestas básicas com doações recebidas, entregando na região. A partir daí, o segundo movimento solidário cresceu.

“O isolamento domiciliar começou uma semana antes aqui. As empresas já estavam pedindo para pessoas ficarem em casa, e o decreto veio para afirmar. Com o desemprego no país tá muito alto, as pessoas na periferia vivem de bicos, que pararam de surgir”.

“Muitos são os que fazem algo de manhã para comer à tarde. Em duas semanas sem fazer nada, o pouco de coisa que tem, vai embora”, relata.

Diante do drama, a rede de solidariedade se formou. Em duas semanas, Alex, que também está sem atividade por conta da crise, se mobilizou com outras lideranças de diversos bairros, e atualmente são seis polos de arrecadação de doações na periferia de Campinas, que envolvem o Campo Belo, Oziel, Monte Cristo, São José, Jardim Miriam e região de Barão Geraldo. A expectativa, conta, é atender ao menos 200 famílias.

Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/04/05/biblioteca-solidaria-estimula-leitura-na-periferia-de-campinas-durante-a-quarentena-para-nos-acalmar-em-dias-dificeis.ghtml. Acesso em: 11 abr. 2020.