A assessoria da biblioteca informou que a invasão começou neste domingo (11). Todos os servidores foram desligados como prevenção contra novas invasões. Em nota, a assessoria afirmou ainda que o estrago foi mínimo e os poucos documentos atingidos poderão ser recuperados.
O site da Biblioteca Nacional (BN) foi retirado do ar após uma invasão hacker iniciada no último domingo (11), por volta das 18h, segundo a assessoria da biblioteca. O desligamento dos servidores foi realizado como prevenção contra novas invasões.
A biblioteca informou que o tratamento dos incidentes do fim de semana foi iniciado na manhã desta segunda (12). Por volta das 10h, a equipe de tecnologia constatou que a indisponibilidade aconteceu devido a um ataque, e o desligamento dos servidores foi autorizado.
Em nota, a assessoria afirmou que a invasão causou um estrago mínimo que pode até ser zerado.
“Muito poucos documentos foram atingidos pelo vírus. É provável que tudo seja recuperado. Reiteramos que o desligamento dos servidores se deu para prevenirmos novas invasões, ao mesmo tempo em que lutamos contra os vírus já existentes e reforçamos a proteção”.
Ainda não há previsão para volta do funcionamento do site e do acervo digital da Biblioteca Nacional.
“São muitos dados que estão sendo varridos e analisados. E se voltarem ao ar, ficam expostos a novas infestações, o que aconteceu terça-feira de manhã, quando restabelecemos o acesso”, consta no texto.
O gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República foi notificado para realizar investigação sobre o ataque aos servidores do governo federal.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/04/15/site-da-biblioteca-nacional-e-retirado-do-ar-apos-ataque-hacker.ghtml. Acesso em: 17 jan. 2021.