1ª Festa Literária de Tangará da Serra (FLIT)

1ª Festa Literária de Tangará da Serra

A 1ª Festa Literária de Tangará da Serra reunirá autores, leitores, estudantes, professores, especialistas e público para, a partir da leitura, promover a aproximação entre os participantes e o universo da literatura. A FLIT acontecerá no Centro Cultural “Pedro Alberto Tayano Filho” nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2021, respeitando todos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a autonomia das autoridades e dos decretos emitidos em virtude da pandemia de Covid-19. A programação será transmitida ao vivo na página oficial do evento no Facebook.

De acordo com dados divulgados da última pesquisa Retrato da Leitura, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre os anos de 2015 e 2019. O estudo considera leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. Seguindo estes dados, o Ibope Inteligência estima que apenas 60 milhões de brasileiros são considerados leitores.

Não obstante, outro aspecto que influencia no baixo índice de leitores são os fatores político-econômico-sociais do Brasil, que impossibilitam que a maioria da população tenha acesso aos livros e à leitura, bem como aos espaços culturais, como bibliotecas e centros de informação.

A FLIT contempla em seu entorno um rol diversificado de ações artísticas, culturais e de entretenimento, todas elas vinculadas à cultura em geral, em especial ao tema do evento. Destacam-se dentre as atividades propostas: palestras, homenagem a um(a) escritor(a) local, apresentações de teatro, dança e música.

É com este conceito que a FLIT busca promover gratuitamente um evento cultural de qualidade, promovendo a arte e a cultura, incentivando e dando mais visibilidade aos escritores locais, promovendo negócios e contribuindo para o segmento do turismo cultural e criativo de Tangará da Serra.

Objetivo Geral

Fortalecer o turismo cultural e literário local, dinamizar o mercado livreiro e editorial de Mato Grosso, promover o intercâmbio e diálogo entre toda a cadeia produtiva do livro, atrair lançamentos, estimular a diversidade de títulos, autores e a realização de inúmeras atividades de incentivo e valorização da leitura, da arte e da cultura.

Objetivos Específicos

  • Incentivar a prática da leitura;
  • Promover a reflexão do tema a ser abordado;
  • Apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva do livro, leitura e literatura;
  • Fortalecer a valorização de autores locais Mato-grossenses, estimulando a conexão de saberes e conhecimento;
  • Realizar palestras e aproximar estudantes, professores, crianças e jovens em processo de inclusão e democratização ao mundo do livro e da leitura;
  • Promover diversas manifestações artísticas-culturais;
Disponível em: http://flittga.com.br/. Acesso em: 12 maio 2021.
programacao geral
Fonte: http://flittga.com.br/index.php/programacao/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: