Sobre

O blog Mundo Bibliotecário apresenta informações relacionadas à Biblioteconomia e Ciência da Informação: eventos, concursos e notícias em geral.

***

Quem é Eduardo Graziosi Silva?

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi estagiário do Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (SVBIBL-EESC-USP) e da Biblioteca Setorial de Física do Departamento de Física da UFSCar (BSF-DF-UFSCar) entre 2008 e 2010. Também atuou como Diretor de Controle de Qualidade da Infojr – Empresa Júnior de Biblioteconomia e Ciência da Informação, durante a gestão 2009/2010, e como bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2010 a 2011. Atuou como bibliotecário no Camargo Silva, Dias de Souza Advogados e foi membro do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP). Atualmente é bibliotecário do SVBIBL-EESC-USP.

93 Respostas para “Sobre

  1. Convidamos e solicitamos divulgação.

    Evento FBN/SNBP 2009
    No período de 01 a 03 de dezembro serão realizados, no Auditório Machado de Assis / FBN – RJ, o IV Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e o XVI Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas, com o tema: Desafios das novas tecnologias em bibliotecas públicas. As inscrições estarão abertas de 09 a 18 de novembro. Informamos que, estando todas as vagas preenchidas, as inscrições serão encerradas. Só serão aceitas as inscrições realizadas, nesse periodo, no e-mail: cgsnbp@bn.br. Favor informar: Nome, Instituição , Telefone e E-mail . Inscrições gratuitas e limitadas.

  2. Prezado Eduardo,
    Tenho acessado seu site e sempre tem informações úteis. Valeu o trabalho!
    Gostaria de solicitar divulgação para um evento de nossa rede de bibliotecas de arte aqui no Rio, a REDARTE/RJ. É uma palestra de Moreno Barros, bibliotecário da UFRJ: “Novas tecnologias da internet aplicadas a bibliotecas e centros de informação: web 2.0, blog, twitter…”. Em 19 nov. 2009, de 14 a 17h, no Museu Histórico Nacional. Informações e inscrições em redarte@redarte.org.br.
    Obrigada! E se estiver no Rio, apareça…

    • Edu

      Boa tarde, Isabel!

      Gostaria de agradecer a visita. Divulgarei com prazer o evento da REDARTE/RJ. Visite sempre o site e divulgue-o para seus colegas de trabalho!

      Obrigado,
      Eduardo.

  3. Bom tarde,

    Estamos criando um novo fórum de discussão para bibliotecários e afins

    Softwares para Automação de Bibliotecas
    http://softwaresbibliotecas.forumbrasil.net/forum.htm
    “A partir de agora você poderá conhecer os softwares mais utilizados para gestão de acervos de bibliotecas do Brasil e do Mundo, com quem mais intende do assunto: os bibliotecários que trabalham com esses softwares no dia-a-dia. Fique a vontade… participe!”

    Buscamos discutir os melhores e os piores recursos dos principais softwares utilizados atualmente no Brasil e no mundo e buscamos conhecer as pessoas que trabalham com esses softwares.

    Gostariamos que pudesse nos ajudar na divulgação desse trabalho que pode ser de grande ajuda, não só para os profissionais que utilizam esses softwares em seu dia-a-dia (Bibliotecários), mas que sirva também de testemunho para as pessoas envolvidas na criação e aprimoramento dos mesmos. Esperamos também, que o fórum sirva de base para as instituições que estejam interessadas na aquisição de algum desses softwares.

    Um abraço e obrigado pela atenção!

    • Edu

      Boa tarde, Marcos!

      É muito bom contar com a sua colaboração e a dos demais leitores do blog em divulgar novidades na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Toda contribuição será sempre bem-vinda! Em agosto assisti a uma palestra na UFSCar intitulada “Ações da Secretaria de Estado da cultura em prol da automação das bibliotecas”, proferida por Adriana Cybele Ferrari. Foi a primeira vez que tive contato com o assunto e percebi que é uma tarefa árdua e contínua, já que as tecnologias já nascem com cara de passado, como li em algum lugar nesta semana. Divulgarei o novo fórum aqui e na lista do grupo Yahoo da UFSCar. Continue visitando o blog para acompanhar as novidades!

      Até mais,
      Eduardo.

  4. Prezado Eduardo,
    Obrigada por colaborar na divulgação do evento. Foi um sucesso! Notícia sobre ele em http://redarterj.wordpress.com. E colocamos link para seu blog.
    Abraço!
    Isabel

  5. Wellington Correia de Oliveira

    Eduardo
    Parabéns pelo site e vou acompanhar seu trabalho.
    Não esqueça de acrescentar no Menu Cursos de Biblioteconomia a UNESP/Campus de Marília.
    Abração e bom trabalho.
    Wellington Correia de Oliveira
    Rede de Bibliotecas Públicas de Sumaré

    • Boa tarde, Wellington!

      Obrigado pelo elogio ao site e pode deixar que acrescentarei o Curso de Biblioteconomia da UNESP – Marília. A ideia do site também é que os usuários contribuam, como você fez com a sugestão do link.

      Aguardo sua visita novamente!
      Eduardo.

  6. Caio Lamas

    Boa tarde Eduardo
    meu nome é Caio Lamas, sou mestrando do NPCC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura) da ECA/USP e estou ajudando na divulgação de uma vaga de Pós-Doutorado em Gerenciamento de Informações. Tem como você divulgar pelo blog? Mandei o texto de divulgação para o endereço de e-mail eduardograziosi@ig.com.br
    Att,
    Caio Lamas

  7. Boa tarde Eduardo
    meu nome é Caio Lamas, sou mestrando do NPCC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura) da ECA/USP e estou ajudando na divulgação de uma vaga de Pós-Doutorado em Gerenciamento de Informações. Tem como você divulgar pelo blog? Mandei o texto de divulgação para o endereço de e-mail eduardograziosi@ig.com.br
    Att,

  8. Gal Ferraz

    Caros,
    Tenho uma biblioteca pequena e gostaria de contratar um bibliotecário autônomo, como sugerido em um artigo deste site, para o serviço de organização da mesma. Como consigo um profissional para isso? Estou na cidade do Rio de Janeiro.
    Obrigada pela ajuda.
    Gal Ferraz

    • Bom dia, Gal Ferraz!

      Não conheço um site que liste profissionais autônomos de biblioteconomia, mas acredito que seja possível verificar se essa fonte existe por meio do CRB ou do Sindicato dos Bibliotecários do Rio de Janeiro. Existem sites, como o Bibliovagas e o OFAJ (seção “Mercado”) que disponibilizam vagas e oportunidades de emprego, pode ser que te ajude também, além dos sites de emprego em geral.

      Obrigado por sua visita,
      Eduardo.

  9. Caio Lamas

    Boa tarde Eduardo!
    aqui quem fala é o Caio, da ECA/USP, pra quem você já ajudou a divulgar uma vaga de pós-doutoramento. Agora estou divulgando um Seminário do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (do qual participo). Ele se chama “Travessias: o modernismo luso-brasileiro entre liberdades e interdições”, e pretende abordar as relações entre Brasil e Portugal. Vou mandar o release via e-mail, tem como você me ajudar mais nessa?

    Obrigado!
    Att.
    Caio

    • Bom dia, Caio!

      Já divulguei o Seminário e te mandei o link por e-mail. Reforço que o Mundo Bibliotecário fica à disposição para a divulgação de outros eventos da área!

      Atenciosamente,
      Eduardo.

  10. Carina

    Parabéns pelo Blog!

    • Bom dia, Carina!

      Obrigado pelos parabéns ao blog. Sua contribuição com notícias, eventos, concursos da área serão muito bem-vindas!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  11. Olá Eduardo !!! tudo bem ? já visito esse poderosa ferramenta, já algum tempo. Sou Joelma Guerra, responsável pela Info Millenium, atuo em preservação e higienização de acervos e centros de documentação. Como faço para que a Info Millenium faça parte do link Empresas no seu blog ?

    • Bom dia, Joelma!

      Já vou incluir o link da Info Millenium aqui. Muito interessante sua área de trabalho, já publiquei textos aqui que geralmente são bastante procurados.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  12. Ruiva

    Hahaha Mas olha só se não é um bixo da Federal UHAHUAHUAHU
    Sou da turma de 2006. Do Renan sabe rsrsrs.
    Muito boa a iniciativa do blog Eduardo. Acho que nossa classe é um tanto desunida. Há muitos de nós tentando desbravar novos caminhos, como trabalhar em hospitais, escritorios de advocacias, empresas industriais (eu), e os caminhos são vastos (além de confusos rsrsrs). Seria bacana que esses profissionais “diferenciados” falassem mais sobre seus trabalhos e preparassem as novas turmas para novos rumos dentro da profissão. No mais, é uma profissão magnifica!

    Forte abraço.

    • Olá, Ruiva!

      Acho que me lembro de você… se não me engano, você não fez a disciplina História da Ciência e Tecnologia com a minha turma (2008)? Concordo com o que você colocou sobre falta de união dos bibliotecários… é uma sensação que todos temos, mas que não sabemos como resolver… ainda! Em junho o PET-BCI UFSCar organizou o seminário “O Saber Profissional” que contou com a participação de bibliotecários da USP, EPTV e TAM. As atuações são bem distintas, e principalmente no caso da TAM, foi possível perceber o quanto o bibliotecário precisa se impor para adquirir o mesmo “status” de outros profissionais. Enfim, há muito que ser feito.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  13. Boa tarde, Eduardo.

    Estou promovendo um curso para profissionais da informação e gostaria de divulgar em seu site. Há possibilidade? Como procedemos?

    Grande abraço e desde já agradeço.

  14. Leticia

    Meu nome é Letícia e trabalho para a ITECNE, um Instituto Tecnológico e Educacional, com foco em cursos de pós graduação .
    Acessei seu blog e vi que ele tem um perfil muito semelhante aos serviços oferecidos pela minha empresa.
    Trabalho com a distribuição de conteúdo para nossa comunidade. Gostaria de saber se você tem interesse em receber um desses conteúdos para a publicação em seu blog .Esse conteúdo é gratuito e relevante para o seu publico.
    Em troca, peço apenas que exista a possibilidade de inserir link no texto para que os interessados venham conhecer meus serviços.
    Caso você tenha alguma sugestão de pauta, ou qualquer dúvida sobre esse trabalho, entre em contato comigo.
    Aguardo o seu retorno.
    Att,
    Letícia Maria Gomes

    • Boa noite, Leticia Maria Gomes!

      Caso você tenha algum material específico sobre a pós-graduação em Administração, que acredito ter mais a ver com o perfil dos leitores, tenho interesse em publicar. Se não, pode me mandar outro conteúdo para publicação, que abranja os cursos em geral ou a ITECNE como um todo.

      Att.,
      Eduardo.

  15. Fernanda

    Prezado, Gostaria de divulgar uma vaga de estágio no Rio de Janeiro. Você poderia me ajudar?
    Segue a descrição da vaga:

    Atribuição da função
    • Organização e o cadastro de produtos no banco de dados;
    • Aquisição e seleção de materiais junto a outras empresas e pessoas;
    • Atendimento ao cliente.
    Experiência e Conhecimentos esperados
    • Cursando graduação (a partir do 3º período) em: Biblioteconomia;
    • Domínio do pacote Office e Internet;
    • Inglês avançado.
    Habilidades Desejadas:
    • Facilidade com sistemas e softwares
    • Agilidade, organização e foco;
    • Capacidade de lidar com prazos e metas definidas;
    • Espírito de cooperação e trabalho em equipe;
    • Boa comunicação e flexibilidade.
    Características do cargo
    • Período: 6 horas diárias (30 horas semanais);
    • Salário a definir;
    • Local de Trabalho: Ipanema.

    Caso tenha interesse, favor enviar o currículo para: rhaevo@gmail.com

  16. Prezado Leandro.

    Vc está estudando para concursos? Estoumonatando um blog para compartilhar conhecimento de biblio a partir de provas? O seu é muito bom!!!! Poderia me dar algumas dicas? Poderia divulgar no site?
    mrvulpes.wordpress.com

    Abs
    Fernando – Bibliotecário
    vulpessa@hotmail.com

  17. Olá, mrvulpes!

    Estudo para concursos e pode ter certeza que vou virar “freguês” de seu blog… hehe… deixei um comentário lá agradecendo a divulgação do Mundo Bibliotecário!

    Att.,
    Eduardo.

  18. Paloma

    Olá Eduardo!
    Fiz uma pesquisa e encontrei sei blog. Estou organizando em São Paulo uma segunda turma para o curso preparatório para concursos, com Gustavo Henn. Se tiver interesse em ajudar na divulgação, agradeço!
    Segue o release:

    Nova turma para o curso: “Biblioteconomia para concursos”, com Gustavo Henn.

    Inscrições abertas!

    A primeira turma desse curso em São Paulo foi um sucesso! Todas as vagas foram preenchidas e, com isso, muitas pessoas não puderam participar. Desta forma, tendo em vista a grande procura e os concursos em aberto, haverá uma nova turma para este curso preparatório, ministrado por Gustavo Henn.
    Gustavo Henn é bibliotecário da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, na Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela UFPB; autor e organizador do livro Biblioteconomia para concursos, volumes 1 e 2; editor do Blog Biblioteconomia para concursos (www.extralibris.org/concursos); e ministra aulas/cursos presenciais e online para concursos desde 2004.

    O curso, teórico e prático, abordará os seguintes temas:
    • Catalogação;
    • RDA;
    • Classificação;
    • Gestão;
    • Indexação e resumos;
    • Formação e desenvolvimento de coleções;
    • Legislação do bibliotecário (entre outros assuntos que venham a ser trabalhados).

    Programe-se:
    Curso: “Biblioteconomia para concursos”, com Gustavo Henn.
    Data: 11 de fevereiro de 2012 (sábado).
    Horário: das 9h às 18h.
    Valor: R$ 150,00*
    Local: Avenida Paulista, 1439 – 6º andar – Próximo à estação de metrô Trianon-Masp.
    Vagas limitadas.
    *Material já incluso nesse valor. Os participantes receberão certificado.

    Para mais informações e inscrições, envie um e-mail para: cursosdebiblio@gmail.com

    Organização: Paloma Santos

  19. boa tarde:
    a fbn está com um magnífico programa de livro de baixo preço para as bibliotecas públicas de todo o país. o problema é que há dezenas e dezenas de obras de tradução espúrias inscritas neste programa, oferecidas à escolha de 2.700 bibliotecas públicas que se cadastraram para participar. estou divulgando o fato, e agradeceria muito se você pudesse divulgar entre o mundo bibliotecário, caso julgue pertinente.

    aqui há as informações relacionadas com a questão:
    http://naogostodeplagio.blogspot.com/2012/01/o-caso-das-obras-espurias-inscritas-no.html

    agradeço
    denise bottmann

  20. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

    Contagem regressiva para lançamento do e-book: ” LETRAMENTO INFORMACIONAL: PESQUISA, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM”
    O E-book intitulado ” LETRAMENTO INFORMACIONAL: PESQUISA, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM” encontra-se em fase de editoração, com previsão de lançamento para março de 2012. Estudiosos, educadores, bibliotecários, estudantes e interessados pelo tema “letramento informacional” poderão acessar e baixar o conteúdo sem custo.
    A seguir, comentários de pessoas que tiveram acesso ao conteúdo:
    “A associação entre as referências da Ciência da Informação e da Pedagogia possibilitou a configuração de um texto abrangente e instigante. Os conceitos estão bem elaborados, e destacam-se os trechos em que há integração de conteúdos de diferentes áreas. Esse é um ponto de originalidade pouco encontrado em outras publicações, o que valoriza ainda mais o esforço empreendido”.
    Isabel Cristina Michelan de Azevedo – Doutora em Letras (USP). Diretora Educacional dos colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul.
    “Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem representa importante contribuição à Ciência da Informação e à Educação em geral, ao integrar, no conjunto das Ciências do Espírito (Geisteswissenschaften), os conceitos de letramento e aprendizagem escolar, propondo, de forma inovadora, o protagonismo dos “infoeducadores” e dos Centros de Recursos de Aprendizagem (as bibliotecas escolares) no projeto pedagógico das escolas.”

    Ricardo Tescarolo – Doutor em Educação (USP). Professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também exerce o cargo de Pró-Reitor Comunitário.
    Aguardem!!!

  21. Caio Lamas

    Boa tarde Eduardo!

    Aqui quem fala é o Caio Lamas, da ECA/USP, tudo bem? Peço novamente sua ajuda para a divulgação das vagas abaixo, que o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) está abrindo. Toda ajuda é bem vinda!

    ———————–
    Vagas para bolsistas de Iniciação Científica

    Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC)

    O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) da ECA/USP está com vagas abertas para bolsistas de graduação do segundo ao penúltimo ano.
    O objetivo do NPCC é pesquisar a censura e suas repercussões na produção artística, as formas de sujeição do artista aos interesses do Estado, assim como os métodos utilizados, as rotinas burocráticas, os critérios e as justificativas do serviço de censura.

    Vagas e pré-requisitos:

    Desenvolvimento do website do Núcleo para bolsa da Pró-reitoria de Pesquisa (1 graduando). É necessário ter conhecimento de informática e experiência anterior em desenvolvimento e atualização de websites;

    Realização e divulgação de eventos, pesquisa de campo para bolsa PIBIC (2 graduandos). Pedimos experiência anterior em organização de eventos e pesquisas de rua;

    Pesquisa de Opinião Pública para bolsista FAPESP (1 graduando) e PIBIC (1 graduando);

    Pesquisa sobre Teatro Amador para bolsa FAPESP (1 graduando).

    Os interessados devem enviar seu currículo para o e-mail arquivoms@usp.br até o dia 20/03/2012 informando no assunto a vaga de interesse. Mais informações através do telefone 3091-1607.
    —————————
    Obrigado!

    Caio

  22. Caio Lamas

    Olá Eduardo, sou eu novamente!

    Obrigadíssimo por publicar o release! Na realidade, acabamos de saber que teremos algumas vagas a mais de ic, o que fez com que esticássemos mais o prazo para o dia 26/03. Tem como você corrigir o post? As informações seguem abaixo. Obrigado!

    ————————————

    Vagas para bolsistas de Iniciação Científica

    Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC)

    O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) da ECA/USP está com vagas abertas para bolsistas de graduação do segundo ao penúltimo ano.

    O objetivo do NPCC é pesquisar a censura e suas repercussões na produção artística, as formas de sujeição do artista aos interesses do Estado, assim como os métodos utilizados, as rotinas burocráticas, os critérios e as justificativas do serviço de censura.

    Vagas e pré-requisitos:

    Desenvolvimento do website do Núcleo para bolsa da Pró-reitoria de Pesquisa (1 graduando). É necessário ter conhecimento de informática e experiência anterior em desenvolvimento e atualização de websites;

    Pró-reitoria de Pesquisa (1 graduando) para realização e divulgação de eventos. Pedimos experiência anterior em organização de eventos;

    Pesquisa de campo e estudo de classificação indicativa para bolsa PIBIC (2 graduandos). Pedimos experiência anterior em organização de pesquisas de rua;

    Bolsa CNPq (1 graduando) para produção de entrevistas em vídeo, com experiência anterior em trabalhos em vídeo;

    Pesquisa de Opinião Pública para bolsista FAPESP (1 graduando) e PIBIC (1 graduando);

    Pesquisa sobre Teatro Amador para bolsa FAPESP (1 graduando).

    Os interessados devem enviar seu currículo para o e-mail arquivoms@usp.br até o dia 26/03/2012 informando no assunto a vaga de interesse. Mais informações através do telefone 3091-1607.

  23. m:c

    Caro Eduardo,

    Estou com uma dúvida e se puder me ajudar ficarei muitíssimo grato.
    Como abreviar a edição nas Referências em espanhol e italiano?
    Pesquisei exaustivamente e não encontrei uma norma…

    abraço,
    Mauro

    • Olá, Mauro!

      Conforme consta na regra 8.3 (Edição) da ABNT NBR 6023:

      Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas adotada na língua do documento. (grifo nosso)

      SCHAUM, Daniel. Schaum’s outline of theory and problems. 5th ed. New York: Schaum Publishing, 1956. 204 p.

      Qualquer outra dúvida estou à disposição.

      Espero ter ajudado!
      Eduardo.

  24. m:c

    Olá Eduardo, obrigado pela pronta resposta.

    Minha dificuldade está em encontrar a forma padrão da abreviação de edição em outros idiomas. Encontrei no Manual da USP a indicação abaixo, porém falta o espanhol:

    Português: 2. ed. 3. ed. 4. ed. 5. ed. 20. ed.
    Inglês: 2nd ed. 3rd ed. 4th ed. 5th ed. 20th ed.
    Francês: 2ème ed. 3ème ed. 4ème ed. 5ème ed. 20e ed.
    Alemão: 2 aufl. 3 aufl. 4 auf. 5 aufl. 20 aufl.
    Italiano: 2a ed. 3ª ed. 4ª ed. 5ª ed. 20ª ed.

    (USP. Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso: Parte I (ABNT). 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, 2009.)

    Outra dúvida que me surgiu é quanto à abreviação dos meses. A ABNT (NBR 6023: 2002) lista os meses em diferentes idiomas, mas aparentemente há erros na abreviação de alguns meses, como por exemplo:
    Espanhol: não abreviou enero, marzo e agosto
    Italiano: não abreviou giugno e iuglio, abreviou febbraio como febbr.

    Consultei o Manual redigido por França (UFMG), que é referência para muitos autores, e ela cita as abreviações como tendo sido extraídas da norma, mas difere da mesma, por exemplo:
    Espanhol: abrevia septiembre como set. ao invés de sept.
    Italiano: redige giuglio ao invés de iuglio

    (FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.)

    Acontece que estou redigindo um Manual de Normalização para minha faculdade (Faculdade Arquidiocesana de Mariana) e se você tiver outras informações, ficarei grato.

    Abraço,
    Mauro

    • Olá, Mauro!

      Acredito que não seja erro, pois se você observar o Anexo A – Abreviatura do meses da 6023, veja que em português a abreviação de “maio” é “maio”. É o único caso em português, nos outros idiomas acredito que seja a mesma situação. Particularmente, quanto tenho dúvida, prefiro seguir a norma, afinal é dela que surgem os manuais e similares. Talvez você possa escrever para a ABNT se sua dúvida persistir, mas no que puder ajudo.

      Atenciosamente,
      Eduardo.

  25. Adriano

    Olá,

    Cordialmente procuro senhor (a) pedindo gentilmente que divulgue a quem
    possa interessar, que a Escola Estadual Castro Alves, situada em Dourados,
    está disponibilizando a oportunidade de emprego para Profissional com
    Curso Superior em Biblioteconomia para assumir a Coordenação Técnica do
    Curso Técnico em Biblioteconomia (período noturno), com carga horária
    mínima de 20 horas que pode ser ampliada para 25 horas se houver
    disponibilidade do interessado. A remuneração inicial, já realizada as
    deduções legais, é de R$ 1.400,00.

    Atenciosamente,

    Adriano C. Cabreira
    Diretor Adjunto


    EE. CASTRO ALVES
    RUA CIRO MELO -1483
    DOURADOS/MS
    (67)34213571 – 3421-2678

    • Olá, Adriano!

      Peço desculpas pela demora na resposta. Segue o link de divulgação da vaga: hhttps://mundobibliotecario.wordpress.com/2012/06/07/vaga-para-coordenador-de-curso-tecnico-de-biblioteconomia-em-dourados-ms/

      Atenciosamente,
      Eduardo.

  26. Adriana

    Olá Eduardo, sou Adriana do NPCC- Núcleo de pesquisa em censura e comunicação do Arquivo Miroel Silveira, gostaria de pedir uma divulgação sobre o Intercom 2012 em seu blog que terá como tema “Esportes na idade mídia- Diversão, Informação e Educação”, envio abaixo o link e as datas:
    Tema central: Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação

    O XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 3 a 7 de setembro de 2012 na Unifor – Universidade de Fortaleza, em Fortaleza – CE. Fique atento aos prazos para submissão de trabalhos e inscrição no Congresso.

    Para fazer inscrição, gerar segunda via do boleto ou submeter trabalho clique aqui. Mas antes, consulte o calendário do evento e os valores abaixo:

    Inscrição de trabalhos

    Prazo inicial para inscrição de trabalhos
    9 de abril
    Prazo máximo para inscrição de trabalhos 29 de junho

    Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia

    ATENÇÃO: os coautores que queiram receber certificados TAMBÉM devem efetuar o pagamento até essa data
    26 de junho

    Data final para comunicação dos aceites dos trabalhos

    Atenção: após a submissão do trabalho, verifique periódicamente o status da avaliação em sua área reservada, para o caso de alterações solicitadas pelos avaliadores
    16 de julho

    Taxa de inscrição – 2012 ¹

    Categoria

    de 05/04/12
    a 26/6/12

    de 27/06/12
    a 18/07/12

    de 18/07/12
    a 10/08/12¹

    Não Sócio

    R$ 372,00

    R$ 444,00

    R$ 540,00

    Sócio da Intercom ²

    R$ 156,00

    R$ 192,00

    R$ 240,00
    Estudante de Graduação ³
    Recém Graduado (2011/2012)* R$ 120,00 R$ 144,00 R$ 168,00

    ¹ A inscrição no congresso será aceita até o limite da capacidade de acomodação dos participantes nos locais do congresso. Recomenda-se a inscrição antecipada, sobretudo para os que pretendem apresentar trabalhos.

    ² Sócios que quitaram a anuidade 2012.

    ³ No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de sua matrícula na instituição em que estuda.
    * Os inscritos nessa categoria somente poderão enviar trabalhos para o Intercom Júnior

    Obs 1: Não serão realizadas inscrições no local. Não haverá restituição da taxa de inscrição.

    Obs 2: ATENÇÃO: PARA AQUELES QUE IRÃO ENVIAR TRABALHOS, O PAGAMENTO DEVERÁ SER FEITO ATÉ 26/06/2012

    Obs 2: Os certificados de participação e apresentação de trabalhos serão online. Após o evento e a comprovação da presença do participante, o certificado será liberado na área reservada do inscrito para impressão.

    Link:http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2459:calendario-2012&catid=45

    Agradeço Muitissimo!

    Adriana

  27. Adriana

    Olá Eduardo,

    Corrigindo, a publicação é a seguinte:

    Intercom 2012
    Tema central: Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação

    O GP da Intercom “Comunicação, mídias e liberdade de expressão” aguarda inscrição de trabalhos para o próximo congresso em Fortaleza, cujo tema central será Esportes na Idade Mídia: diversão, informação, educação. Como sabem, as questões ligadas ao preconceito e à discriminação, aos interesses mercadológicos, às disputas entre emissoras e entre organizações pautam o que é veiculado na mídia para o grande público. Há liberdade de expressão ou censura? A data máxima para recebimento de inscrições é 29 de junho.
    O XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 3 a 7 de setembro de 2012 na Unifor – Universidade de Fortaleza, em Fortaleza – CE. Fique atento aos prazos para submissão de trabalhos e inscrição no Congresso.

    Link: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2459:calendario-2012&catid=45

    • Olá, Adriana!

      Peço desculpa pela demora na resposta. Vi seu e-mail, é que estava sem tempo para atualizar o blog. Irei divulgar o evento e a notícia.

      Obrigado pelo interesse,
      Eduardo.

  28. Adriana Moreira

    Olá Eduardo,

    Faço parte do núcleo de pesquisa em comunicação e censura da ECA/USP e gostaria de saber se há possibilidade de divulgação da seguinte notícia:

    “O GP da Intercom “Comunicação, mídias e liberdade de expressão” aguarda inscrição de trabalhos para o próximo congresso em Fortaleza, cujo tema central será Esportes na Idade Mídia: diversão, informação, educação. Como sabem, as questões ligadas ao preconceito e à discriminação, aos interesses mercadológicos, às disputas entre emissoras e entre organizações pautam o que é veiculado na mídia para o grande público. Há liberdade de expressão ou censura? A data máxima para recebimento de inscrições é 29 de junho.

    Quaisquer dúvidas podem entrar em contato pelo e-mail: arquivoms@usp.br

    Link do evento: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2459:calendario-2012&catid=45

    Agradeço Muito pela atenção
    Adriana Moreira.

  29. Boa tarde Eduardo,
    Meu nome é Fatima, gosto muito do conteúdo do site, sempre atualizado. Gostaria de convidá-lo e também contar com sua colaboração para a divulgação de um evento organizado pela Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (APCIS/RJ). Nosso 6º Encontro de Bibliotecas Biomédicas do Rio de Janeiro (ENBIB) será de 27 a 30 de agosto de 2012, com diversas atividades (cursos, palestras, entrevista, debates, etc). O evento possui o tema ‘Novos caminhos para o bibliotecário da saúde: desafios e perspectivas’ e será realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O site do Encontro é: http://www.enbib.com.br/
    Obrigada!

  30. Olá
    Parabéns pela manutenção do blog e gostaria também de divulgar meu blog em biblioteconomia. Contudo também apresenta outros blogs, notícias, eventos etc. Aos poucos vou construindo. Eis o blog
    http://biblioinsight.blogspot.com.br/

    Apareça e comente a vontade sobre o blog Biblio Insight

  31. Gostaria que divulgasse no blog:http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N28358

    Abaixo-assinado Contra aprovação do PLC n. 28/2012. A Profissão de Bibliotecário e Biblioteca Escolar Ameaçados.
    Para:Senado Federal, Presidente da República Federativa do Brasil

    BIBLIOTECA ESCOLAR AMEAÇADA, BIBLIOTECÁRIO SEM TRABALHO!
    Contra aprovação do PLC n. 28/2012.
    Ao inserir na LDB os artigos 27-A e 27-B, a proposta legislativa exclui as bibliotecas escolares da rede particular de ensino e viabiliza para o empregador a possibilidade de contratar um bibliotecário para atuar em mais de uma biblioteca sem definir o número máximo de estabelecimentos que um profissional poderá atuar. É possível, diante o exposto, afirmar que tal PLC, além de ferir o direito de informação de toda cidadania brasileira, altera de maneira definitiva a Lei n.12.244/10 que se configurou em uma grande conquista para a área.
    Assim, conclamamos todos os bibliotecários e cidadãos brasileiros solicitando a não aprovação do PLC n. 28/2012.
    Estão votando a favor do projeto que altera a lei de um bibliotecário para cada biblioteca.

    Entre as justificativas dos Senhores Senadores, estão que não há número suficiente de bibliotecários e que isso trata-se de um erro atrelar a criação de bibliotecas com um profissional bibliotecário.
    E o pior, dizem que o bibliotecários não têm competências para mediar a leitura e o leitor, que suas habilidades aprendidas na Universidade não são suficientes. Inclusive dizem que o correto é manter professores readaptados, técnicos e outros que irão fazer corretamente esse papel.

    Os signatários

    Para que toda classe tem acesso e nos ajude a não aprovação dessa PLC que fere a nossa atuação como profissional.

    Att.

    Gabriela Ayres

  32. Eduardo boa tarde. Meu nome é Vania e sou consultora e diretora da empresa Quatro Elementos Gestão da Informação. Realizaremos cursos na área de Ciência da Informação e agradeço se puder divulgar aqui. Estamos criando uma área de links e teremos prazer em inserir seu blog, que é um grande sucesso. Um abraço. Todas as informações sobre os cursos estão em http://www.quatroelementos.com.br/cursos.
    Obrigada.

    • Olá, Vania!

      Fico feliz pelo seu contato, pois recentemente descobri os cursos da Quatro Elementos no Linkedin, se não me engano, foi por meio de um post em algum grupo. Será um prazer divulgar os cursos no Mundo Bibliotecário. Antecipadamente agradeço a divulgação de meu blog em no site da Quatro Elementos, para a qual irei inserir um link.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  33. Ione

    Olá, meu nome é Ione e gostaria de saber quando vai haver novamente o curso preparatório para concurso, modalidade EAD, que foi oferecido ano passado.

  34. Boa tarde, Eduardo. Trabalho na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e gostaria de te enviar um e-mail com informações de nossos cursos de pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Você teria algum e-mail para que possamos entrar em contato? Abraços e aguardo sua resposta.

  35. Maria Salete

    Eduardo

    Trabalhei no Imapes, agora trabalho na Biblioteca Pública de Piedade e gostaria de trocar algumas figurinhas com você, qual o seu e-mal?

  36. Ricardo Alencar

    Prezado Eduardo,

    Estou coordenando um curso de pós graduação em gestão eletrônica de documentos com foco nos profissionais da área de biblioteconomia e arquivismo. Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer a divulgação deste curso no seu blog.

    Att.,
    Ricardo.

  37. Louise Lima

    Tenho uma duvida, quem faz biblioteconomia apenas trabalha em bibliotecas??se puder me responder agradeço…

    • Olá, Louise!

      Não necessariamente. Eu, por exemplo, já trabalhei em escritório de advocacia como bibliotecário, onde fui responsável pela organização da biblioteca e realizei atividades de clipping para os advogados. O bibliotecário também pode atuar em empresas, bancos, hospitais… são apenas alguns do espaços onde esse profissional pode fazer a diferença, pois pela experiência que tive, e que foi muito gratificante, percebi que os advogados passaram a olhar diferente para nosso trabalho, pois em muito facilitou o trabalho deles.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  38. Como faço para cadastrar uma vaga de Bibliotecário em minha empresa?

    • Olá, Helena!

      Não sei como cadastrar uma vaga, mas você pode divulgar no OFAJ, Bibliovagas e listas de discussões de bibliotecários. Caso queira, também posso divulgar no Mundo Bibliotecário.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  39. Oi Eduardo,
    sou seu colega, estudei na UFSCar em 1997. Queria saber como é o trabalho na USP. Trabalho em uma biblioteca pública, mas acho que me interesso mais pela biblioteca universitária.

    Alexandre.

    • Olá, Alexandre!

      Trabalho na Seção de Atendimento ao Usuário, especificamente com comutação e acesso às bases de dados. Se você já teve experiência direta no atendimento, deve imaginar que a rotina sempre é agitada, pois apesar de termos atividades programadas, precisamos atender os usuários que e interromper uma atividade no momento ou dar prioridade a alguma pesquisa que seja urgente. Particularmente gosto dessa rotina, pois cada usuário tem uma necessidade diferente e você sempre aprende alguma coisa nova: um título de revista diferente, publicações nem sempre fáceis de encontrar, buscar informação bibliográfica, pois as vezes os usuários não fornece todas as informações necessárias para uma busca… enfim, cada dia é sempre um desafio que encontramos, o que contribui muito para o se familiarizar cada vez mais com o acervo e entender as necessidades dos usuários. Não sei se te esclareceu muito, mas é um pouco do que sinto e vivencio.

      Espero ter ajudado e obrigado pela visita!
      Eduardo.

  40. Prezado Eduardo,
    Parabéns pelo blog que leio todos os dias e sempre recebo boas informações.
    Vi que você divulga cursos de empresas, gostaria de divulgar o nosso Curso – Desenvolvimento de Repositórios Digitais utilizando o DSpace.
    Veja o link que se segue http://www.innovagestao.com.br/dt_portfolio/dspace/
    Existe alguma condição para essa divulgação?
    Antecipadamente agradeço pela colaboração.
    Cordialmente,
    Neide De Sordi

    • Prezada Neide,

      irei divulgar seu curso. Não há nenhuma condição específica, basta enviar os dados do curso.

      Agradeço a contribuição e sempre que precisar, coloco o Mundo Bibliotecário à disposição.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  41. Eduardo, Obrigada pela divulgação do curso da InnovaGestão.

  42. Prezado Eduardo,
    gostaríamos, se possível, que divulgasse o adiamento do curso da Innovagestão já divulgado em seu blog . O Curso – Desenvolvimento de Repositórios Digitais utilizando o DSpace foi adiado para os dias 28 e 29/05.

    Segue o link: http://www.innovagestao.com.br/dt_portfolio/dspace/

    Agradeço sua colaboração,
    Larissa Angelos.

  43. Prezado Eduardo,
    Gostaria de conversar consigo sobre uma visita de executiva russa da Abbyy, companhia de tecnologia linguística & GED, que está no Brasil por um par de dias. (Não se preocupe, não é nada sobre vendas….) Como o prazo é muito curto, se puder me contatar diretamente via email explico melhor. Obrigado e grande abraço.
    Mauricio – mauricio @ allameda.com

  44. Almir Prado Neto

    ola eduardo vi o seu blog e fiquei sabendo de sua formação vc poderia me ajudar?? analisar algumas questões de concurso que fiz para auxiliar de biblioteca??? agradeceria muito
    email para contato?

  45. Olá ,
    Quero divulgar um evento que acontecerá em agosto em São Paulo : Curso “Indexação de assuntos de documentos jurídicos: conceitos, teorias, metodologias, práticas e tendências”.
    Você pode divulgar por favor ?
    Para onde envio maiores informações ?
    Obrigada e um abraço, Irene Butti

  46. Carolina Rodrigues Pereira

    Olá Eduardo, tudo bem?
    Gostaria de pedir a divulgação no seu blog do evento da ABRAINFO que irá acontecer no dia 29/10 em São Paulo, entrada gratuita.
    O evento contará com a participação de diversas pessoas da área de biblioteconomia, inclusive Antonio Agenor Briquet de Lemos, ex-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia.
    Obrigada pela atenção.
    Abs,
    Carolina Pereira

  47. Zélia Gomes

    Oi Eduardo, quero parabenizá-lo pelo excelente blog, nunca deixo de lê-lo pois ele me deixa antenada de tudo que está acontecendo em nossa área. Gostaria de fazer uma sugestão: colocar também uma lista de blogs de bibliotecas escolares, sou bibliotecária escolar e tenho um blog banca onde posto tudo o que está acontecendo na biblioteca e na escola. Seria legar conhecer projetos de ação cultural e incentivo à leitura das bibliotecas escolares neste Brasil a fora. Vai aí o endereço do blog da biblioteca Estação do Saber da E.M.Professora Maria Mazarello – BH/MG:
    bibliotecaempmm.blogspot.com
    Um grande abraço,
    Zélia Gomes
    E.M.P Maria Mazarello
    BH/MG

    • Olá, Zélia!

      Obrigado pelo comentário, é isso que dá fôlego para continuar buscando novidades e diferencias no Mundo Bibliotecário!

      Eu vou acatar sua sugestão, afinal, o blog é para os leitores e sempre penso que pode ser “construído” coletivamente por meio das sugestões.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  48. Olá Eduardo!!

    Adorei o blog, muito bom mesmo. Sempre apresentando informações das quais são pertinentes na área de biblioteconomia, sendo uma das áreas mais abrangentes do mercado de trabalho, seu blog informa, complementa e disponibiliza conhecimentos importantes para o mundo da biblioteconomia. Parabéns!!!

    Abs,

    César Müller

    • Olá, César!

      Obrigado pelo comentário! Sempre procuro manter o Mundo Bibliotecário com informações variadas para todos os perfis de bibliotecários e leitores do blog. Se tiver alguma sugestão de notícia, pode me enviar que publico.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  49. Oi Eduardo,
    Meus parabéns pelo blog. Admiro a sua capacidade de colocar em pauta questões interessantes todos os dias.
    Gostaria de ver os textos que escrevo para o blog da InnovaGestão publicados no seu site. Estou enviando o link do último texto para o seu conhecimento (http://www.innovagestao.com.br/). Se achar conveniente, publique.
    Tenho interesse em divulgar esse texto, especialmente, porque não estou vendo o mínimo engajamento dos profissionais de informação na Agenda 2030 das Nações Unidas que será votada agora em setembro e irá aprovar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Organizações como a IFLA e a COAR já se mobilizaram para incluir a questão do acesso à Informação e das bibliotecas na pauta da Agenda 2030 da ONU. Aqui no Brasil, não vejo nenhuma organização minimamente preocupada com a questão. É essa questão que abordo neste último post. Não uso o blog para promover a empresa. Escrevo o que tenho interesse.
    Antecipadamente agradeço a atenção.
    Cordialmente,

    • Olá, Neide!

      Agradeço o elogio ao Mundo Bibliotecário e, mais uma vez, sua contribuição!

      As bibliotecas na Agenda 2030 da ONU recentemente era um tema desconhecido para mim, até encontrar este texto que republiquei: Agenda 2030 da ONU e as bibliotecas. A fonte deste texto é do bibliotecário Fernando P., cujo blog também era novidade para mim, e vale a pena acompanhar, pois ele trata deste e outros temas interessantes: http://tci.fernandop.info/.

      Com certeza irei republicar seu texto sobre o tema, e com a sua contribuição e do Fernando também estou ficando incentivado a escrever sobre isso.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

  50. Jacinta

    Assinei seu blog por haver temas interessantes e gostaria de sugerir que a agenda de cursos seja atualizada com periodicidade. Há naquele espaço do blog informações completamente obsoletas.
    Cordialmente,
    Jacinta Luiza

    • Olá, Jacinta!

      De fato, a agenda de cursos e eventos está defasada, mas infelizmente não tenho conseguido atualizar essas páginas com a frequência que gostaria, apenas esporadicamente. Em breve pretendo fazer uma atualização mais extensa.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s