Bibliotecárias recebem prêmio por projetos de divulgação do Portal de Periódicos

A empresa Systems Link, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), premiou, no último dia 11, os projetos de três bibliotecárias, vinculadas a instituições participantes do Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar).

Os prêmios foram entregues em Brasília, durante o IX Aniversário do Portal de Periódicos O Prêmio Systems Link é destinado às melhores propostas de divulgação e de treinamento no uso do Portal de Periódicos da Capes. Nesta primeira edição, as bibliotecárias Rejane Raffo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Bernadete Alves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Sirlaine Galhardo, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foram contempladas.

Um dos projetos vencedores, o Portal de Periódicos da Capes: treinar para qualificar e inovar, foi enviado por Rejane Klaes e outras três bibliotecárias da UFRGS e propõe integrar o treinamento tradicional no Portal de Periódicos, com o uso de novas ferramentas, como o twiter, uma espécie de blog formatado para postagens curtas.

As bibliotecárias gaúchas também utilizaram o método de ensino à distância, além de produzirem marcadores de livros e calendários de mesa com publicidade do Portal. “Realmente foi uma surpresa. Mas é gratificante, fruto do trabalho que a gente desenvolve e também do apoio, tanto da Capes quanto da UFRGS”, diz.

O Presidente da Systems Link, Robert Wing, pretende continuar trabalhando em parceria com a Capes. E já anunciou um aumento no número de prêmios para o próximo ano. “A Systems Link quer oferecer em 2010 pelo menos quatro vezes mais prêmios ao Portal de Periódicos da Capes. Para mim esse é apenas um começo”, afirma.

Os outros projetos premiados pela Systems Link foram: A inserção dos recursos do ensino a distância em respostas às demandas do Portal Capes, enviado pela bibliotecária Maria Bernadete, e Programa Pró-Multiplicar: Unir fazendo a sua parte, encaminhado por Sirlaine Galhardo. As vencedoras receberam um prêmio de US$: 1,5 mil. Em contrapartida, as instituições devem executar as ações de divulgação do Portal previstas nos projetos.

Fonte:<http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=51&mn=71>. Acesso em: 17 nov. 2009.