Ministro da Educação participa da inauguração da Biblioteca da UFSCar em Araras

26/03/2010 – 14:47

No dia 25 de março, o Ministro da Educação, Fernando Haddad participou da inauguração do novo edifício da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, em Araras. Convidado pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e pelo Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Norberto Antônio Lavorenti, o Ministro celebrou também o momento de forte crescimento do campus da Universidade em Araras. O novo edifício da Biblioteca, com 1.113,96 m2, representa um investimento de R$ 1.301.537,01, destinados à UFSCar através de emenda da bancada de parlamentares do Estado de São Paulo.

Para iniciar a solenidade de inauguração, o diretor do campus da UFSCar de Araras, Norberto Antônio Lavorenti, abordou o intenso desenvolvimento do CCA nos últimos anos, reforçando as ampliações e investimentos em infraestrutura realizados no campus. O Centro de Ciências Agrárias da UFSCar foi criado em 1991, a partir da incorporação pela UFSCar da estrutura das unidades paulistas do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool. Atualmente, o CCA conta com seis cursos de graduação, em Agroecologia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Física e Química, e dois cursos de pós-graduação, com os mestrados em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e Agricultura e Ambiente.

Durante a inauguração da Biblioteca Setorial, um grupo de estudantes reivindicavam melhorias no campus de Araras com a contratação de novos professores e a ampliação da assistência estudantil, com aumento de vagas na moradia. Em seu pronunciamento, o Ministro Haddad respondeu às manifestações dos estudantes, salientando o aumento de recursos promovidos no atual governo, a ampliação de vagas no Ensino Superior e relembrou o período em que as universidades públicas federais ficaram com investimentos restritos no início da década de 1990. Além disso, Haddad também observou a importância do campus da UFSCar de Araras na pesquisa e desenvolvimento de combustíveis a partir da cana-de-açúcar. No período da manhã, antes da inauguração da Biblioteca Setorial, Haddad já havia se reunido com representantes estudantis, que apresentaram algumas reivindicações.

A solenidade também foi marcada pela homenagem aos ex-reitores da UFSCar, Newton Lima Neto, que esteve à frente da Universidade nos primeiros anos de instalação da Instituição em Araras, e Oswaldo Barba, atual Prefeito de São Carlos, que se dedicou ao desenvolvimento do CCA e à implantação da Biblioteca no campus.

Participaram da cerimônia também o Prefeito Municipal de Araras, Nelson Dimas Brambilla; o atual Prefeito Municipal de São Carlos e ex-Reitor da UFSCar, Oswaldo Barba; Newton Lima Neto, ex-Prefeito de São Carlos e ex-Reitor da Universidade; a diretora da Biblioteca Comunitária da UFSCar Ligia Maria Silva e Souza; e a bibliotecária da Biblioteca Setorial do CCA Maria Helena Sachi do Amaral.

Disponível em: <http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=2915>. Acesso em: 27 mar. 2010.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: