De férias na praia, há que ter um bom livro na mão. Para o caso de alguém se esquecer do acessório essencial, acaba de abrir a primeira biblioteca de praia, em Albena na Bulgária, frente ao mar Negro.
Ao ar livre e feita de um material resistente ao sol, ao vento e à areia, esta biblioteca de praia tem 12 metros, 140 prateleiras e espaço para mais de 4.000 livros.
Herman Kompernas, arquiteto da biblioteca: “Encontramos um material que é muito resistente ao sol e à água. Encontramos também um método de estabilização muito rapidamente. Escolhemos uma espécie de estrutura para debaixo da biblioteca, para a tornar estável contra o vento”.
A biblioteca tem livros em mais de dez línguas e é grátis.
Zovka Strashilova, Gerente, Albena Resort: “Acho que há uma grande variedade de livros e autores. Além disso, a biblioteca está a ficar mais rica, porque os nossos clientes deixam seus próprios livros quando vão para casa, para que outros possam ler.”
Turista: “É uma ideia fantástica, eu gosto muito. Devia estender-se a todos os resorts ao longo da praia.”
Clássicos, romances, policiais, ou poesia, as prateleiras e as páginas estão abertas a quem as quiser ler, nesta biblioteca em frente ao mar.
Disponível em: <http://www.brasilquele.com.br/2013/07/22/biblioteca-com-vista-para-o-mar>. Acesso em: 26 jul. 2013.