Embora a mensagem abaixo seja aplicada ao contexto norte-americano, vale a leitura da Declaração para inspirar para as lideranças biblioteconômicas brasileiras.
***
Minha iniciativa presidencial, intitulado Bibliotecas mudam vidas, vai se concentrar em aumentar a compreensão pública do valor das bibliotecas, especialmente nos domínios da alfabetização, inovação e envolvimento da comunidade. Agora é o momento para que possamos construir a vontade do público para as bibliotecas de todos os tipos.
Como parte deste esforço, nós planejamos uma campanha chamada Direito da América às Bibliotecas e desenvolvemos a Declaração pelos Direitos das Bibliotecas para servir como uma forte declaração pública sobre o valor das bibliotecas para os indivíduos, as comunidades e nossa nação. Através desta iniciativa, as bibliotecas de todos os tipos terão a oportunidade no próximo ano para realizar cerimônias de assinatura, onde os membros da comunidade, organizações e funcionários podem visivelmente assinar e defender o seu direito de ter uma vibrante escola, pública, acadêmica, e bibliotecas especiais em sua comunidade.
Começando com a nossa Conferência Anual em Chicago, estaremos convidando os membros da ALA, grupos de membros da ALA, líderes do Capítulo e nossas afiliadas para se juntar a nós no esforço para manter centenas de milhares de assinaturas dos membros da comunidade em todo o país. Nosso plano agora é percorrer assinaturas que deverão ser apresentadas em uma cúpula e uma cerimônia nacional a ser realizada na primavera de 2014.
Esperamos que você considere convidar as pessoas em sua comunidade local e em seu Estado para se juntar a nós na proclamação do valor das bibliotecas. Para aqueles interessados na realização de cerimônias de assinatura locais, estaremos oferecendo um “kit de ferramentas” para ajudar a planejar sua cerimônia de assinatura, angariar apoio público e atrair a atenção da mídia.
Declaração pelos direitos das bibliotecas
Disponível em: <http://www.ala.org/advocacy/declaration-right-libraries>. Acesso em: 7 ago. 2013.