CEDEM inaugura sistema de gestão de acervos permanentes

Iniciativa dará mais agilidade à pesquisa documental

 11/10/2018 por: Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp

Imagem: Reprodução

A descrição arquivística é um mecanismo pelo qual o usuário de acervos tem acesso facilitado aos documentos. Os sistemas informatizados, por sua vez, tornam as atividades de pesquisa ainda mais prática e ágil. Nesse sentido, a Unesp desenvolveu o SISAcervo (Sistema de Gestão de Acervos Permanentes), um mecanismo institucional que pode ser utilizados por todos os centros de documentação da Universidade. Atualmente, a consulta pública dos documentos pode ser feita por meio da página do Centro de Documentação e Memória(CEDEM).

No CEDEM, o SISAcervo substitui um antigo sistema desenvolvido na década de 1990. Importante destacar que o CEDEM foi pioneiro na informatização de acervo. Em 2006, com a publicação da NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística), houve a necessidade de adequar o antigo sistema às exigências da Norma. Foi quando a Unesp deu início ao desenvolvimento do SISAcervo, iniciativa alavancada com a criação do Comitê Superior de Tecnologia da Informação e dos comitês gestores, organizados para dinamizar o desenvolvimento dos sistemas. Esses comitês são formados por usuários, desenvolvedores e gestores de cada área.

Inicialmente, no projeto do SISAcervo, foi concluído o módulo de catalogação. Na sequência, veio o de consulta pública e, por último, o de relatórios e serviços de referência. O módulo de catalogação permitiu a migração das informações do sistema inicial para o SISAcervo. Ao todo foram migrados mais de 58 mil registros, incluindo cerca de oito mil imagens.

O sistema foi desenvolvido de acordo com as tecnologias e ferramentas utilizadas nos sistemas institucionais da universidade e está hospedado na plataforma da Central de Acessos. O projeto foi iniciado por Raphael Garcia, analista do Câmpus de Presidente Prudente e atual coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas Institucionais (NDSI) da Reitoria.

Recentemente foram concluídas as migrações de onze bases de dados, tarefa realizada por Dallan Augusto Toledo Reis, analista da Unidade de Rosana, em conjunto com as técnicas do CEDEM Solange Souza e Sandra Moraes. Solange também coordena o Comitê Gestor do SISAcervo e Sandra responde pelo apoio aos usuários. Também fazem parte do Comitê servidores da Seção de Comunicação da Faculdade de Medicina, Câmpus de Botucatu, e do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP), da Faculdade de Ciências e Letras, em Assis.

Disponível em: <https://www.cedem.unesp.br/#!/noticia/322/cedem-inaugura-sistema-de-gestao-de-acervos-permanentes/>. Acesso em: 16 out. 2018.

%d blogueiros gostam disto: