Artista lança em livro digital textos escritos por mulheres durante a pandemia

Artista lança em livro digital textos escritos por mulheres durante a pandemia
Diários acolhem a rotina da casa e a vida que se passa na janela. Foto: Divulgação

Ideia surgiu da percepção do potencial histórico e político existente nos diários pessoais. Quando a vida passa a acontecer dentro de casa, o registro do momento atual também se dá na esfera íntima

A publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras” será lançada nesta quinta-feira, 17 de dezembro e ficará disponível no site Organizado pela artista Lara Ovídio, o projeto reúne textos de dezessete mulheres, produzidos durante a pandemia.

A ideia surgiu da percepção do potencial histórico e político existente nos diários pessoais. Quando a vida passa a acontecer dentro de casa, o registro do momento atual também se dá na esfera íntima.

Lara escreve diários desde 2014 e passou a dedicar muitas horas por dia a essa atividade desde o começo da quarentena. Os diários acolhem a rotina da casa, a vida que se passa na janela, a perda de controle dos dias, mas não só isso, também abordam a crise política e sanitária do país.

Quando o Brasil atingia os mais altos patamares de mortes e de casos de infecção por Covid-19, a artista convidou mulheres do Brasil e de outros países, com perfis diversos – artistas, escritoras, jornalistas, poetisas, mulheres que moravam sozinhas, em casas cheias, com e sem filhos – para lerem seus diários, textos e notas em uma live de Instagram. Escutar todas essas vozes juntas, motivou o projeto de publicação.

“À medida que as mulheres foram lendo os textos, fomos percebendo que nossas existências eram semelhantes, em afazeres, sonhos e angústias. Os textos eram de uma força enorme. Traziam uma perspectiva de gênero para tudo que estávamos vivendo”, diz Lara.

Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/artista-lanca-em-livro-digital-textos-escritos-por-mulheres-durante-a-pandemia/. Acesso em: 10 fev. 2021.

%d blogueiros gostam disto: