A biblioteca digital de Roma permite que os passageiros leiam e-books em pontos de ônibus

biblioteca digital roma
Fonte: Wanted in Rome

A espera pelos ônibus e trens de Roma ficou mais interessante.

A primeira biblioteca digital móvel da Itália unindo transporte público com literatura foi lançada em Roma no que está sendo saudado como o maior projeto desse tipo na Europa.

A iniciativa + Viaggi + Leggi, que se traduz como + Travel + Read, permitirá que os passageiros escolham entre centenas de títulos, incluindo e-books, livros de áudio e faixas de música gratuitamente.

O acesso está disponível em paradas de ônibus, bonde elétrico e plataformas de metrô em toda a capital, permitindo que os passageiros leiam ou ouçam música enquanto esperam a chegada do ônibus ou trem, antes de continuarem a ler durante a viagem.

Existem mais de 18.000 códigos QR que correspondem ao mesmo número de pontos de acesso à biblioteca na rede de transporte.

“Estou muito orgulhosa desta iniciativa” – disse a prefeita de Roma Virginia Raggi – “O objetivo é ampliar o público de leitores e tornar a cultura cada vez mais acessível e disponível a todos”.

Os livros ficarão disponíveis por seis meses, antes de serem substituídos por novos, e não há limite de quantidade para smartphones ou tablets.

 

Os títulos disponíveis na biblioteca digital serão listados em abrigos de ônibus, a bordo de alguns trens do metrô e em terminais de ônibus da estação ferroviária central Termini.

Há uma ampla gama de categorias para todos os gostos e faixas etárias: livros infantis, literatura italiana e clássicos internacionais, poesia e arte, viagens e música.

Há secções dedicadas a Dante, Trilussa e aos poetas romanos, bem como o “Libri in Lingua” com livros em inglês, francês, espanhol, bengali e romeno dirigidos às comunidades estrangeiras da cidade.

 

Para obter mais detalhes, consulte o site da cidade.

O texto acima é uma tradução livre Rome digital library lets commuters read e-books at bus stops, publicada no Wanted in Rome, em 24 de maio de 2021.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: