5 livros para comemorar o Dia do Chocolate

Dia do chocolate

07 de julho é a data em que se comemora o Dia do Chocolate, no Brasil e no mundo!

Para não passar em branco, o Mundo Bibliotecário fez a seleção de alguns livros para você conhecer mais sobre… chocolate!

Presente para os chocólatras, esse livro traz receitas incríveis do renomado maître pâtissier francês Eric Lanlard. A introdução traz a origem e a produção do chocolate, além de informações sobre como escolher e conservar o produto, técnicas para trabalhar, derreter e temperar o ingrediente. Em “Direto da confeitaria”, o chef ensina os clássicos Bolo marmorizado de chocolate e baunilha e Waffl e de chocolate, além de doces inspirados em suas viagens, como o Biscotto de chocolate e pistache e o Gâteau basco de chocolate. “Sobremesas” inclui as marcas registradas de Lanlard, como o Cheesecake de chocolate branco e maracujá, o Gâteau Opéra e o Mil-folhas de chocolate e amora. Em “Trufas e outras delícias”, o autor ensina a Trufa à moda antiga, o Bombom crocante de chocolate e o Marshmallow de chocolate, entre outros. Para finalizar, “Bebidas, pastas e caldas” inclui receitas de Martíni de chocolate, Chocolate vienense, além de iguarias como a Pasta de avelã e chocolate e o Fondue de chocolate.

Livro essencial, totalmente pedagógico e inteiramente ilustrado, que seduzirá não só o principiante na arte do chocolate como também o reconhecido chef profissional. Mais de 100 técnicas de confeitaria que permitem conhecer tudo sobre chocolate (temperagem, ganaches, musses, glaçages…). Todos os movimentos necessários, com fotos do passo a passo, para se elaborar facilmente uma deliciosa sobremesa. Os segredos dos maiores chefs da confeitaria e suas receitas emblemáticas: Christophe Michalak (Plaza Athénée), Gilles Marchal (Maison du Chocolat), Christophe Adam (Fauchon), Jean-Paul Hévin, Christophe Felder, Frédéric Cassel, Eric Léautey… Mais de 150 receitas: todos os grandes clássicos (bombas, floresta negra, bolinhos macios, coulant, musses, tortas…) e as sobremesas da moda (macarons, verrines…), bem como sorvetes e guloseimas. Todo o savoir-faire da École du Grand Chocolat Valrhona que atrai tanto os profissionais do mundo inteiro como o público em geral para seus 5 laboratórios de formação. Vídeo aula – Chefe Jorge da Hora ensina como fazer Parfait de Chocolate com Calda de Cappuccino.

“Chocolate é uma coisa mágica, encanta quem fabrica e quem come, por isso deve ser feito com carinho, conhecimento e paixão.” – Ernesto Neugebauer, presidente da Harald Paixão, criatividade e blends de chocolates elaborados com os melhores grãos de cacau selecionados mundo afora são os ingredientes que traduzem a história da Cacau Noir. Fabricando chocolate celebra os 11 anos da marca de sucesso, criada em 2004 por Solange Wiltgen e sua filha Adriana. O redescobrimento do cacau no Brasil, a trajetória da Cacau Noir e as tendências em chocolateria são uma introdução perfeita para as irresistíveis receitas de Solange Wiltgen e Javier Guillen. Bombons, trufas, ganaches, drageados, bolos, biscoitos, sorvetes e bebidas parecem saltar das páginas nas belíssimas fotos de Henrique Peron.

Prepare-se para cair em tentação com um livro que vai satisfazer o paladar, encher os olhos com tanta beleza e estimular a sua memória afetiva. Nas mais de 400 páginas do Pequeno Larousse do chocolate, você vai encontrar novas leituras de preparações tradicionais e as melhores criações com o toque Cordon Bleu. O livro traz mais de 170 receitas, mais de 30 técnicas fundamentais, ilustradas passo a passo, para preparar ganaches e massas, temperar o chocolate, modelar bombons, montar merengues e cremes e também dicas para fazer as mais variadas decorações com chocolate – flores, ondas, faixas laterais, folhas e muito mais. Mergulhe no mundo do chocolate com bolos quentinhos, tortas macias, sobremesas geladas, bebidas e agradinhos para todas as horas.

Você já fez muitas loucuras na vida? Viajou para algum lugar exótico, fez uma declaração de amor inusitada, adquiriu um objeto raro? Neste livro, Simone Izumi revela suas loucuras com um ingrediente pra lá de sedutor: o chocolate. O resultado são as mais de setenta receitas de enlouquecer o paladar dos chocólatras, acompanhadas das histórias que fizeram a autora deixar a profissão de arquiteta para se tornar masterchef na arte do chocolate. Ela apresenta também os diversos tipos de chocolate, as técnicas para alcançar o derretimento perfeito e dicas para preparar doces irresistíveis. Com belíssimas fotos de encher os olhos e de dar água na boca, esta obra é para quem quer aprender os segredos do chocolate ou, simplesmente, saborear as delícias feitas com ele.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: