Google vs. Biblioteca: qual é o melhor lugar para pesquisar?

google vs biblioteca

Quando se trata de pesquisar na internet, há duas opções principais: o Google e as bibliotecas. Qual é o melhor lugar para pesquisar? Isso depende do que você está procurando. Se você está procurando um livro específico, a biblioteca é o lugar certo. Se você está procurando informações sobre um tópico específico, o Google pode ser a melhor opção.

Pode ser que você não saiba por onde começar, por isso, o Mundo Bibliotecário separou algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

Quando usar o Google?

A resposta para essa pergunta é: depende do que você está procurando.

Se você estiver procurando por informações mais genéricas, o Google pode ser o melhor lugar para pesquisar. O Google é uma ferramenta poderosa que permite pesquisar milhões de sites na internet em questão de segundos.

Se você estiver começando uma pesquisa, pode procurar informações básicas sobre o assunto e materiais não acadêmicos para se familiarizar com ele. Da mesma forma, você pode obter informações como:

  • dados de organizações sem fins lucrativos específicas, corporações ou outras organizações;
  • notícias e previsão do tempo;
  • pesquisar um evento ou pessoa bem conhecida;
  • vagas de emprego;
  • sites de compras;
  • serviços de viagem;
  • opiniões sobre um tópico;
  • resenhas de filmes;
  • relatórios do governo;
  • mapas.

Vale lembrar que enquanto as informações disponíveis em uma biblioteca são pré-selecionadas e avaliadas por especialistas quanto à sua utilidade e qualidade, as informações que você encontra no Google precisam ser verificadas por você mesmo para saber se são úteis e confiáveis.

Isso acontece porque hoje qualquer pessoa pode publicar na web, o que torna difícil determinar credibilidade, relevância e valor.

Quando usar a Biblioteca?

Bibliotecas são importantes centros de aprendizagem e pesquisa, oferecendo um ambiente adequado para estudantes, professores e pesquisadores. Elas também são lugares onde você pode encontrar livros raros e fora de catálogo, além de uma equipe de bibliotecários experientes que podem ajudá-lo a encontrar o que você precisa.

Você já viu que as vezes a biblioteca pode ser um lugar melhor para fazer sua pesquisa. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer usar a biblioteca em vez do Google:

  • A biblioteca oferece acesso a mais fontes de informação. O Google indexa apenas alguns dos sites da Internet e, mesmo assim, não todos os conteúdos desses sites estão disponíveis para pesquisa. A biblioteca, por outro lado, tem uma grande variedade de fontes de informação que vão além da Internet, como livros, revistas, jornais e base de dados especializados. Por exemplo, se você procura um artigo acadêmico escrito por um especialista em sua área de estudo, a biblioteca é o lugar ideal para começar a procurar. Ou mesmo um artigo de jornal, já que hoje muitas bibliotecas têm assinatura dos jornais de grande circulação.

  • A biblioteca oferece acesso a fontes confiáveis de informação. Com tantos sites na Internet, é difícil saber qual é confiável e qual não é. A biblioteca oferece acesso apenas às fontes mais confiáveis, como livros publicados por editoras respeitáveis ou base de dados mantidas por organizações profissionais e acadêmicas sérias. Um artigo de enciclopédia da Wikipedia é uma porta de entrada para conhecer melhor um assunto, mas se você está escrevendo um trabalho acadêmico, procure as obras de referência, como enciclopédias, manuais e dicionários, para verificar a qualidade e confiabilidade da informação da Wikipedia.

  • A biblioteca oferece acervos especializados que o Google não tem. Se você estiver procurando por um tópico específico ou por informações extremamente detalhadas sobre um assunto particular, a biblioteca pode ter acervos especializados que atendam às suas necessidades de pesquisa. Um exemplo dessa situação é quando você precisa de fatos e dados estatísticos. Às vezes, esse tipo de informação pode ser difícil de encontrar (mesmo em sites como o IBGE), mas se a sua biblioteca assina ou disponibiliza alguma fonte parecida, vale a pena consultar. Outro exemplo pode ser um estudante de direito que procura pela revisão de uma lei. Esse tipo de pesquisa pode não parecer difícil, mas como é uma pesquisa específica, o ideal é utilizar alguma base de dados especializada disponível em uma biblioteca jurídica.

  • A biblioteca tem bibliotecários treinados que podem ajudar você com sua pesquisa. Se você estiver tendo dificuldades para encontrar o que precisa ou não estiver certo de como usar as ferramentas da biblioteca para pesquisar, os bibliotecários estarão sempre dispostos a fornecer orientação e assistência para garantir que você encontre exatamente o que precisa. Você pode tanto ir até à biblioteca para conversar pessoalmente com os bibliotecários, como pode falar com eles por meios digitais, como chat online, WhatsApp ou e-mail. E, claro, por telefone.

Afinal, por onde eu começo?

Você já sabe que existem ferramentas esperando para serem usadas e pessoas prontas para ajudar.

Não há nada de errado em usar um mecanismo de busca como parte da sua pesquisa. Se você usar o Google, vai encontrar uma infinidade de informações e você precisará contar com você mesmo para verificar e validar as informações.

Mas existem ferramentas esperando para serem usadas e pessoas prontas para ajudar. Se você quer ganhar tempo e ter a certeza de que vai encontrar informações verdadeiras, você deve procurar em uma biblioteca e ainda pode contar com a ajuda dos bibliotecários para usar as ferramentas de pesquisa.

Então aproveite e comece a obter as informações que você precisa de uma fonte em que você pode confiar!

%d blogueiros gostam disto: