A Biblioteconomia em 7 notícias: como foi a primeira semana de 2023?

Você viu o que aconteceu na primeira semana de 2023 no mundo da Biblioteconomia?

Não tem problema se você não viu!

O Mundo Bibliotecário fez uma seleção das principais notícias para você!

1. Pasta do Livro e Leitura é elevada a status de Secretaria

ministério da cultura
Fonte: Instagram CFB

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) anunciou a elevação da Pasta do Livro e Leitura a status de Secretaria no Ministério da Cultura.

Veja a notícia pública no Instagram do CFB.

No primeiro dia útil de seu mandato, o presidente @lulaoficial publicou o Decreto nº 11.336/2023, refundando o Ministério da Cultura.

A área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, anteriormente um simples departamento, foi elevada a status de secretaria. A Secretaria de Formação, Livro e Leitura abarcará duas diretorias: a Diretoria de Educação e Formação Artística e a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Uma vitória para as(os) bibliotecárias(os) e toda a sociedade brasileira.

2. Participação do CFB na transmissão do cargo de Ministra da Cultura para Margareth Menezes

Fonte: Instagram CFB

O CFB esteve presente nesse e outros atos durante a primeira semana de trabalho do novo governo.

Veja a publicação do Instagram do Conselho.

Ontem, no ato de transmissão do cargo de Ministra da Cultura para a @margarethmenezes , ao ver estendida por membros do @cfb_biblioteconomia e do @crb8sp a faixa da campanha #SouBibliotecaEscolar, com os dizeres “Mais livros, mais bibliotecas, mais bibliotecárias(os)”, a Ministra do Turismo, @deputadadanieladowaguinho , tirou o celular da bolsa e fez esta linda foto.

A titular da pasta do Turismo é uma entusiasta das bibliotecas escolares, tendo, inclusive, produzido vídeo para a campanha nacional protagonizada pelo Sistema CFB/CRB em defesa da instalação e manutenção deste equipamento pedagógico, conforme manda a Lei n. 12.244/2010. 

3. Articulação com diversos políticos sobre a importância do cumprimento da Lei n° 12.244/2010

Fonte: Instagram CRB-8

A  Presidenta do CRB-8 Ana Claudia Martins e o Presidente do CFB Fábio Cordeiro conversaram com vários políticos sobre a importância da universalização das bibliotecas escolares.

Veja como foi neste post do CRB-8.

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva presente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na quarta-feira (4), em Brasília.

A presidenta do CRB-8, Ana Claudia Martins (@anacmartins69), e o presidente do CFB, Fábio Cordeiro (@sircosmopolitan), articularam com diversos políticos presentes sobre a importância do cumprimento da Lei n° 12.244/2010, entre outros assuntos importantes para a Biblioteconomia.

Com o ministro da Educação, Camilo Santana, conversaram sobre a necessidade do apoio da pasta para instalar e manter bibliotecas nos estabelecimentos de ensino dos Estados e Municípios.

Com o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi apontada a necessidade do Ministério Público apoiar os Conselhos Regionais para fiscalizar o cumprimento da Lei n° 12.244/2010. O ministro mostrou interesse pela causa, contou ter uma amiga bibliotecária e convidou a presidenta do CRB-8 e o presidente do CFB para uma conversa em seu gabinete.

Outras autoridades como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a deputada Maria do Rosário e a segunda-dama, Lu Alckmin também foram sensibilizadas para a importância da universalização das bibliotecas escolares.

4. Notas de repúdio aos ataques terroristas em Brasília

Diversos órgãos de classe e associações científicas da área publicaram notas de repúdio aos ataques terroristas em Brasília.

Confira algumas delas.

Nota de repúdio da ISKO Brasil

Fonte: Instagram ISKO Brasil

Nota de repúdio da FEBAB

Fonte: Instagram FEBAB

Consternada, a diretoria da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições – FEBAB lamenta os atos de vandalismo realizados por apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, contra a nação brasileira e suas instituições democráticas no último domingo, 8 de janeiro de 2023, e acompanha seus desdobramentos.

Repudiamos veementemente todo o ocorrido e reiteramos nosso compromisso inabalável com a defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito e da Constituição da República de 1988.

Esperamos que todas as responsabilidades sejam apuradas e os responsáveis sejam punidos. Somos defensores da democracia e nossas bibliotecas guardiãs da memória e patrimônio culturais.

A democracia deve prevalecer!

Nota de repúdio do CFB

Fonte: Instagram CFB

O Conselho Federal de Biblioteconomia vem a público lamentar e repudiar os atos golpistas e terroristas protagonizados na tarde de hoje, em Brasília (DF).

A invasão aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, e a destruição de seus acervos iconográficos, mobiliários, documentais e bibliográficos, representam, não apenas, uma perda irreparável ao patrimônio histórico e cultural de todos os brasileiros e brasileiras, mas, sobretudo, um atentado ao nosso maior legado: a democracia.

Este Conselho Federal de Biblioteconomia seguirá atento na luta em defesa da conservação do patrimônio público e da supremacia da vontade popular, manifesta por meio do voto direto e secreto.

Brasília (DF), 8 de janeiro de 2022.

5. Já temos concurso na área!

Viu essa oportunidade?

Entre no Instagram da Santa Biblioteconomia e confira tudo sobre o concurso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo!

Fonte: Instagram Santa Biblioteconomia

6. E temos curso: especialização gratuita EAD na UFSCar!

Essa notícia saiu no LinkedIn do ITI UFSCar:

ITI UFSCar abre inscrições para curso de Especialização 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗼 de Inovação em Unidades de informação (𝗜𝗨𝗜).

O curso será oferecido em parceria com a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e SEaD UFSCar.

Veja todas as informações no site da SEaD UFSCar!

Fonte: Linkedin ITI UFSCar

7. Foi uma semana pesada! Apesar disso, temos muito para comemorar!

Veja o que o CRB-8 publicou no Dia do Leitor na sua conta do Twitter.

O Dia do Leitor é comemorado em 7 de janeiro. Esta é uma data dedicada a estimular a construção de hábitos saudáveis de leitura. Uma das profissões fundamentais na formação de leitores é a(o) de bibliotecária(o).

Fonte: Twitter CRB-8
%d blogueiros gostam disto: