Secretaria lança pacote para resolver problemas em salas de leitura de 1,3 mil escolas na Grande SP
Apesar de estudar em uma rede que tem como carro-chefe o programa pedagógico “Ler e Escrever”, os alunos de 1,3 mil escolas estaduais da Grande São Paulo nem sempre têm um local apropriado para ler. Nestas escolas, as salas de leitura ficam trancadas ou funcionam apenas em alguns períodos. É o que mostra um mapeamento das salas de leitura feito pela Secretaria Estadual de Educação em 2.180 colégios da Grande São Paulo.
Contratação de profissionais para salas divide opinião
Para especialistas, é positiva a iniciativa da secretaria em manter as salas de leitura abertas. No entanto, a contratação de professores ainda é um ponto polêmico.
Segundo Sonia Madi, coordenadora da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, é fundamental os alunos terem livre acesso aos livros. “Não importa se sejam bibliotecários ou professores. O importante é selecionar pessoas capacitadas para motivar o prazer em ler nos alunos.”
A presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha, vai ficar de olho na forma de contratação de professores temporários. “É bom os readaptados na biblioteca em vez de ocuparem funções burocráticas, só temos de ver como vai funcionar na prática.”
Para o presidente da Associação de Leitura do Brasil (ALB), Ezequiel Theodoro da Silva, a contratação de professores readaptados deveria ser vista como medida provisória. “Ter alguém para manter o espaço aberto é melhor do que não ter, mas as escolas precisam de alguém da biblioteconomia.”
A mesma opinião tem a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região, Regina Celi.
Jornal da Tarde (6 novembro)
Leia matéria na íntegra em http://www.crb8.org.br/portal_mis/index?item_id=535
Fonte: BOB NEWS, São Paulo, 14 de novembro de 2008 – Edição 49
SOU PROFESSORA READAPTADA E ESTOU SENDO OBRIGADA A CONTINUAR NA SALA DE LEITURA MAS EU NÃO ESTOU ME SENTINDO BEM.FICO MUITO NERVOSA QUANDO OS ALUNOS CONVERSAM COMIGO POR CAUSA DOS MEUS PROBLEMAS DE SAÚDE.PRECISO FICAR NA PARTE ADMINISTRATIVA SEM MUITO MOVIMENTO COM CERTEZA.FALTAM 4 ANOS PARA EU ME APOSENTAR.TOMARA QUE A LEI DOS 25 ANOS JÁ FOI APROVADA PARA TODOS E URGENTE…