As comerações do Dia do Bibliotecário em um dos municípios mais tradicionais no ensino da Biblioteconomia, São Carlos, vão agitar a cidade neste 12 de março de 2010! Confira!
************************************************************
11/03/2010 às 09:54h | Redação São Carlos Agora
Câmara Municipal comemora Dia do Bibliotecário nesta sexta-feira
A Câmara Municipal de São Carlos promove neste dia 12 de março, sexta-feira, às 20 horas, a primeira sessão solene comemorativa ao Dia do Bibliotecário, data que foi oficializada no Município pela Lei 14.194 de 2007 (de iniciativa da ex-vereadora Silvana Donatti).
Durante a solenidade, da qual será orador oficial o presidente da Casa, vereador Lineu Navarro (PT), serão prestadas homenagens especiais às senhoras Maria Carlota Larosa Buonadio (Bibliotecária do serviço público municipal) e Carminda Nogueira de Castro Ferreira (fundadora da Escola de Biblioteconomia e Documentação), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelas bibliotecárias à comunidade são-carlense. A indicação das homenageadas foi feita por uma comissão especial designada pela presidência do Legislativo composta por representantes da Câmara, Sistema Integrado de Bibliotecas e Conselho Municipal de Cultura.
No decorrer do dia haverá atividades para escolares do ensino fundamental na Biblioteca da Câmara, com presença do escritor Nicola Gonçalves.
O Dia do Bibliotecário é comemorado no Brasil desde 1958, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Engenheiro, jornalista, poeta e teatrólogo, em 1915, aos 33 anos de idade, Bastos Tigre deixou de exercer engenharia e passou a devotar a sua vida em completo aos livros e à Biblioteconomia. Trabalhou no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, na Biblioteca Nacional (1945-47) e em seguida por mais de 20 anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, da qual foi diretor. Faleceu em 2 de Agosto de 1957, aos 75 anos.Bastos Tigre exerceu a profissão de Bibliotecário durante cerca de 40 anos, sendo considerado o primeiro Bibliotecário por concurso, no Brasil.
**************************************************************
04/03/2010 – 17:57
Dia do Bibliotecário será comemorado com produções sobre o sociólogo brasileiro
No dia 12 de março, acontece na UFSCar cerimônia de lançamento de produções baseadas na obra e vida de Florestan Fernandes, um dos mais importantes sociólogos brasileiros. A atividade comemora o Dia do Bibliotecário e também integra as celebrações dos 40 anos da UFSCar, completados em 2010.
A programação contará com o lançamento da obra “Florestan Fernandes: leituras e legados”, publicada pela editora Global. O livro, com introdução de Maria Arminda do Nascimento Arruda, docente do Departamento de Sociologia da USP, é dividido em duas partes. A primeira traz um texto que Florestan Fernandes escreveu aos 26 anos para a tradução da obra “A contribuição à crítica da Economia Política”, de Karl Marx. Além disso, há ensaios que tratam do folclore, da guerra, da cultura popular, da economia indígena, dentre outros temas. A segunda parte traz textos em que Florestan analisa a Sociologia no Brasil, a educação, o socialismo e a classe trabalhadora.
Também será lançado, na cerimônia, o conteúdo digital do Fundo Florestan Fernandes, que pertence à Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. O Fundo possui cerca de 30 mil páginas de documentos pessoais e profissionais do sociólogo. São fotos, entrevistas transcritas, correspondências, cadernos de pesquisa, trabalhos de alunos, fichas manuscritas, além de vários outros documentos doados pela família de Florestan. A partir do dia 12 de março, todos esses documentos estarão disponíveis para acesso online, através da página eletrônica da Biblioteca da UFSCar.
No ano passado, o Fundo foi reconhecido pelo programa Memória do Mundo da Unesco e considerado um patrimônio documental da Humanidade. Na cerimônia do próximo dia 12 de março, esse reconhecimento também será compartilhado com o público. Além do Fundo, a UFSCar possui as obras que compunham a biblioteca do sociólogo e um acervo com peças museológicas relacionadas a Florestan, tudo disponível para a visita do público interessado.
Na cerimônia também será exposto o retrato de Florestan Fernandes pintado pelo artista plástico Bernardino Souza Pereira. Para completar as celebrações, será realizada uma homenagem à reconhecida bibliotecária brasileira Carminda Nogueira de Castro Ferreira.
A cerimônia será realizada a partir das 16 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior da UFSCar, na área Norte do campus São Carlos. O evento é aberto aos interessados. Mais informações podem ser obtidas na BCo, através do telefone (16) 3351-8133.
Disponível em: Acesso em: 11 mar. 2010.
Hey, I found your blog in a new directory of blogs. I dont know how your blog came up, must have been a typo, anyway cool blog, I bookmarked you. :)
– established franchises for sale
Hello Ofelia!
Could you send me the address of this new directory of blogs? It was funny you found my blog with a typing error… I never thought this could happen!
Thanks for your visit!
Eduardo.