Oficina prático-experimental "Introdução à Informação Audiovisual: Imagens, expressões sonoras e mídias digitais interativas"

Um filme. Uma fotografia. Um grito. Pinceladas. Cores. Formas. Você acha que esses exemplos de expressões audiovisuais podem ser caracterizados conceitualmente como informação?
Existem mais semelhanças ou mais diferenças entre o prazer na leitura de um livro e as múltiplas sensações estimuladas ao assistirmos a um desenho animado, jogarmos um game digital ou apreciarmos uma música?
Como podemos contribuir para a Gestão Significativa da Informação Audiovisual e para sua adequada compreensão?
Vamos debater essas e outras questões por meio da proposta a seguir (consulte http://informacaoaudiovisual.blogspot.com/):
Oficina prático-experimental “Introdução à Informação Audiovisual: Imagens, expressões sonoras e mídias digitais interativas”
Ela busca construir, de forma panorâmica e introdutória, um debate sobre as relações entre informação e linguagens audiovisuais em vários contextos socioculturais.
Por meio de diálogos, interações, práticas e experimentações serão motivadas novas formas de percepções, sensações e descobertas. Vamos analisar as metodologias para a gestão, leitura, tratamento e representação da informação/documentação audiovisuais.
O debate terá como pressupostos o protagonismo cultural dos participantes do curso, a produção de sentidos, a apropriação cultural e o desenvolvimento de novas competências para se trabalhar com o audiovisual. Construiremos saberes e fazeres plurais.
Será debatida a necessidade de novas posturas e atitudes dos profissionais da informação, comunicação, artes e educação diante de todo esse trabalho com imagens, expressões sonoras e mídias digitais.
Objetivos e construção de saberes:
– Compreender a natureza da linguagem audiovisual
– Entender as relações entre audiovisual e informação
– Analisar os seus contextos sociais de produção, usos e ressignificação
– Analisar e ler a informação audiovisual
– Gerenciar a informação e documentação audiovisuais
– Compreender a pluralidade metodológica para a análise documentária da informação audiovisual
– Refletir sobre a utilização de linguagens natural e documentária para o tratamento e representação do audiovisual (vocabulários controlados, tesauros, ontologias etc.)
– Desenvolver estratégias de pesquisa, busca e recuperação de informações
– Compreender como funcionam as organizações, instituições e empresas que trabalham com a gestão da informação e documentação audiovisuais
– Construir ações e mediações culturais em educação e comunicação
– Construir, de forma introdutória, idéias para a elaboração de projetos em gestão da informação audiovisual
A quem se destina?
A estudantes e profissionais de Ciências da Informação, Comunicação, Educação, Artes, Humanidades em geral e a todos os interessados pelo universo cultural da informação, expressão e linguagens audiovisuais.
Professor: Ronni Santos Oliveira
Experiência de 13 anos na área
Formado pela USP
Informações sobre data, local e inscrição podem ser obtidas pelo e-mail informacaoaudiovisual@gmail.com ou pela página http://informacaoaudiovisual.blogspot.com/

2 comentários em “Oficina prático-experimental "Introdução à Informação Audiovisual: Imagens, expressões sonoras e mídias digitais interativas"”

Os comentários estão encerrado.

%d blogueiros gostam disto: