A Gestão do Conhecimento na área Jurídica

No último dia 31/3/12, ocorreu a palestra “A Gestão do Conhecimento na área Jurídica”, proferida pela bibliotecária Cátia Martins Jorge Murata.
A palestra abriu o 3º Ciclo de Palestras do CRB-8 em parceria com o GIDJ/SP. Realizado desde 2009, o ciclo promove palestras sobre biblioteconomia jurídica.

Palestra "A Gestão do Conhecimento na área Jurídica"

A palestra teve início com uma breve introdução onde foi apresentada a agenda com os temas a serem discutidos. Inicialmente, Cátia frisou a importância de se terem claros os conceitos de “informação” e “conhecimento”, pois nem sempre, durante o dia a dia, as divisões entre ambos são claros, pois o que pode ser informação para uma pessoas pode ser conhecimento para outra, e vice-versa.

Um ponto interessante abordado foi que o termo “gestão do conhecimento” foi selecionado arbitrariamente, isto é, não reflete a totalidade do conceito, que trabalha com outras áreas, tais como recursos humanos, tecnologia da informação, clientes e gestão da informação. Conforme a palestrante, não se pode realizar a gestão do conhecimento, já que este é inerente às pessoas, mas pode-se gerir a informação. Como exemplos de gestão da informação, citou a organização de acervos bibliográficos, documentação de arquivo, seleção de melhores práticas, dentre outros.

Sobre o papel do bibliotecário no contexto da gestão do conhecimento, Cátia destacou a importância de conhecimentos de arquitetura de informação e administração, ambos necessários para atender satisfatoriamente os usuários. Além disso, destacou a importância da TI, ressaltando que gestão do conhecimento não se resume a isso, já que a TI proporciona ferramentas, tais como portais, internet, intranet, etc. Também apresentou competências do bibliotecário, tais como: inteligência de negócios (bussiness intelligence), mapeamento de processos e mapeamento de competências. Por fim, demonstrou alguns desafios, como conhecer as ferramentas tecnológicas, assim como os benefícios da gestão do conhecimento, a saber: produtividade, inovação, motivação, dentre outros.

Parabéns a Cátia pela excelente palestra e pelo CRB-8 e GIDJ/SP pela realização do evento! A próxima palestra será no dia 28/04/2012, cujo título é “Entendendo a linguagem jurídica” e será ministrada por Andréia Gonçalves.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: