Bacharelado em Biblioteconomia a Distância

Segundo a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPEs), o curso de Bacharelado em Biblioteconomia a Distância esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e está previsto para ser ofertado, a partir do segundo semestrede 2014.

Esta é uma oportunidade para muitos profissionais que atuam em Bibliotecas Públicas no Brasil obter formação na área de Biblioteconomia.

Vale acompanhar!

Disponível em: <http://snbp.bn.br/blog/bacharelado-em-biblioteconomia-a-distancia/>. Acesso em: 16 mar. 2013.

49 comentários em “Bacharelado em Biblioteconomia a Distância”

  1. Ok Eduardo, te agradeceria muitíssimo se tu pudesses me avisar com antecedência em quais universidades daqui do Sul irão implantar Blíbio em EAD.Espero por isso há quase três anos e acabei indo cursar na FURG, tendo que me deslocar todos os dias e levantando às 04:00h da manhã,pois moro em Pelotas/RS e a Universidade fica em Rio Grande/RS, sem falar nas baldeações que é um horror e também nas despesas financeiras! Abraços!

    Em 16 de março de 2013 10:46, “Mundo Bibliotecário” escreveu:

    > ** > Eduardo publicou: “Segundo a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de > Pessoal de Nível Superior (CAPEs), o curso de Bacharelado em > Biblioteconomia a Distância esta sendo desenvolvido pela Universidade > Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com Conselho Federal de > Bibliotec”

    Responder
  2. Ola!sou de Goianésia Goias espero que consiga fazer esse curso, visto que por aqui nos não temos.Aguardo ansiosa por essa oportunidade.

    Responder
    • Olá, ide rosa!

      Esse é o seu desejo e de muitos outros leitores! Espero que em breve nos tornemos colegas de profissão.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  3. Sou Ademar de Montes Claros MG, trabalho a 25 anos na Biblioteca da Unimontes, gostaria de saber se haverá polos mais proximos desta cidade. obrigado!

    Responder
    • Olá, Ademar!

      Não sei te dar essa informação, pois o curso ainda será implantado. Acompanhe as notícias no Mundo Bibliotecário para manter-se informado!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  4. Olá, boa tarde.
    Gostaria de participar desse EAD, trabalho numa Biblioteca Pública a 13 anos, e desejo mesmo ter uma formação em biblioteca. Já aguardo sua implantação.

    Responder
    • Olá, Francimeire!

      Sempre que tenho notícias sobre o curso de Biblioteconomia EaD publico no Mundo Bibliotecário. Por isso, acompanhe sempre o blog!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  5. Olá boa tarde!
    Sou Alexandro de Coronel João Pessoa/RN, trabalho em biblioteca a 15 anos e apesar de já ser graduado e especialista em na área de pedagogia pq habilita atuar em salas de leitura, o que quero mesmo é mim formar em biblioteconomia e gostaria de estar a par de todas a informações sobre esse curso que aguardo ansiosamente uma resposta.

    Responder
    • Olá, Alexandre!

      Felizmente o curso está para se tornar uma realidade está sendo organizado pela CAPES e CFB. Tendo informações, divulgarei. Para isso, acompanhe sempre o Mundo Bibliotecário!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  6. Olá, Eduardo
    Sem dúvida esse curso dará toda diferença. Instalamos 17 bibliotecas rurais e estamos com tudo pronto para a primeira biblioteca comunitária. Nosso tormento é a falta do profissional bibliotecário. Fico feliz e espero que nosso Nordeste seja contemplado e que nossa Uauá, na Bahia seja exemplo. Um forte abraço

    Responder
    • Olá, Rita!

      Fico feliz com a notícia e espero que o curso a distância possa contribuir para o desenvolvimento das bibliotecas em Uauá.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
    • Olá, Natália!

      Por enquanto não tenho essa confirmação, mas sei que o curso da UCS, conforme já publiquei anteriormente, já está existe, mas não sei se já tem alguma turma em andamento. Você pode encontrar mais informações deste curso no link .

      Costumo procurar informações sobre o curso na CAPES e no CFB, as instituições que estão por trás de sua criação. Tendo novidades, publicarei.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  7. Gostaria muito de saber como faço para participar desse curso,pois moro no município de Pedras Altas-RS e por aqui não há pessoas com essa formação.

    Responder
    • Olá, Roselaine!

      A UCS já está oferecendo esse curso. No site da instituição você encontrará todas as informações.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  8. Olá! atuo na biblioteca pública municipal do município de Agudo RS e tenho interesse em fazer esta formação. Como devo proceder?

    Responder
  9. BOA TARDE . SOU FUNCIONÁRIA DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA EM ANGOLA-LUANDA. QUAL A POSSIBILIDADE DE FREQUENTAR O CURSO ONLINE DE BIBLIOTECONOMIA . INTERESSA-ME BASTANTE
    MARIA MANUELA

    Responder
    • Olá, Maria Manuela!

      Não sei se mesmo o curso sendo a distância você poderá fazê-lo de Angola. Pode ser que seja possível, mas tem a questão da revalidação do diploma e outras. Nesse caso, sugiro contatar diretamente a Universidade Caxias do Sul, que no momento é a única que está oferecendo.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  10. Olá!
    Moro em Pelotas- RS. Sou formada em Pedagogia e trabalho como Bibliotecária em uma escola Lassalista, tenho grande interesse no curso de Biblioteconomia a distancia, porque meus horários não me permitem fazer um curso com aulas presenciais.
    Próximo a minha cidade tem Biblioteconomia na cidade vizinha Rio Grande na Furg. (Universidade Federal do Rio Grande) mesmo assim meus horário nada flexíveis não me permitem frequentar o referido curso. Repito tenho grande interesse em fazer esse curso.
    Gostaria muito de receber informações desse curso e para tanto estou deixando meu email (vera_brittes@hotmail.com)
    Desde já agradeço.
    Att,
    Vera Lucia Carvalho de Brittes

    Responder
    • Olá, Vera!

      Sempre que tenho notícias do curso de Biblioteconomia a Distância publico, geralmente elas vêm do CFB ou CAPES, que são responsáveis pela elaboração do curso. Até o momento a Universidade de Caxias do Sul (UCS) está oferecendo o curso nessa modalidade, você pode acessar a página da Universidade para consultar todas as informações. Você também pode cadastrar seu e-mail para receber atualizações automáticas, ou seja, cada vez que algo novo é publicado, você recebe uma notificação.

      Obrigado pela visita e pelo interesse na Biblioteconomia! O curso a distância está atraindo muitas pessoas, e isso é bom, a área precisa de mais e mais pessoas abertas a discuti-la!

      Eduardo.

      Responder
  11. Bom dia! sou funcioná de uma biblioteca em Coronel João Pessoa, RN durante um período de 15 anos e o meu objetivo é fazer um bacharelado em Biblioteconomia mas não consegui porque não tem nenhuma Universidade próxima de minha cidade que ofereça esse curso e esse curso a distância será ótimo para o meu objetivo profissional. Aguardo resposta.
    Att.

    Alexandro Dantas de Lira

    Responder
    • Olá, Alexandro!

      Até onde sei, o curso está sendo oferecido, até o momento, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). No site da Universidade você poderá encontrar todas as informações. Acredito que é apenas uma questão de tempo para que o curso seja implementado em todos os lugares.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  12. Nossa será q não existe a possibilidade da UCS implantar um polo aqui no estado de São Paulo, puxa fica muito longe …

    Responder
    • Olá, sandra!

      Não sei se existe essa possibilidade, já que a UCS fica em Caxias do Sul. Mas acho que é uma questão de tempo até que as universidades no Estado de São Paulo sejam polo também.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  13. Olá, gostaria de saber se haverá, ainda neste segundo semestre de 2014, vestibular para o curso de Biblioteconomia EAD pela UFRJ e previsão de data de inscrição.

    Grata,

    Responder
    • Olá, IZAURA!

      Não sei te informar, mas quando tiver novidades, divulgarei. Mas acredito que a UFRJ possa te dar essa informação, caso esteja precisando com urgência.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  14. Existe possibilidade de se abrir um polo na cidade de Curitiba- pr para este Curso de biblioteconomia?

    Responder
    • Olá, Denilson!

      Não sei te dar essa informação, mas tendo novidades, volto a postar sobre o assunto. Como os trâmites para a concretização do curso está sendo coordenado pela CAPES, CFB e UNIRIO, indico a consulta a esses sites para informações atualizadas.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  15. quando terá um polo ead em Araçatuba sp. Assim vai ficar difícil em até 2020 formar bibliotecários, para atuarem nas inúmeras instituições.

    Responder
    • Olá, solange!

      É verdade, mesmo porque já estamos na metade do prazo e não foi cumprida, se não me engano, sequer metade da lei, fora que teriam que ser construídas várias bibliotecas. Acredito que a UFSCar ou USP-Ribeirão Preto serão polos, ou uma ou outra, mas precisamos aguardar a confirmação com as informações oficias da CAPES e do CRB.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  16. Moro em brasilia e quero saber como faço para mim escrever, no curso de biblioteconomia a distançia com voces?

    Responder
    • Moro em brasília e quero fazer, o curso de biblioteconomia a distancia com vocês! Que devo fazer?

      Responder
      • Olá, Júlia!

        Até onde sei hoje a Universidade Caxias do Sul oferece o curso EaD, e se não me falha a memória, alguma universidade mineira, mas não estou totalmente certo disso.

        Obrigado pela visita!
        Eduardo.

        Responder
  17. Gostaria de obter informações atualizadas sobre graduação a distância de biblioteconomia. Tenho muito interesse. Sou de Piracicaba, interior de São Paulo.
    No aguardo

    Responder
    • Olá, ana claudia!

      As notícias mais recentes que publico aqui são as que recebo por e-mail ou vejo nas redes sociais. Geralmente elas veem dos sites do CFB e CAPES, que são quem estão implementando o curso.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  18. Bom dia Eduardo, gostaríamos de saber se o curso de biblioteconomia a Distância já foi implaltado e como funciona

    Responder
  19. Procuro curso de Biblioteconomia a distância, aqui no site diz que a UFRJ ofertará a partir de 2014 . Não estou conseguindo encontrar.
    Gostaria de orientações…
    Obrigada!!
    Jaqueline

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: