Alunos da FCE vencem maratona de criação de startups

Guilherme Takeshi e Otávio Soares compuseram grupo que idealizou a rede social ‘TalkBook’

 31/10/2019 por: ACI Local | Daniel Manzano

Grupo vencedor da competição, com alunos Guilherme (nos braços dos colegas) e Otávio (segundo, em pé)
Imagem: AI/Inova Prudente

De 18 a 20 de outubro ocorreu em Presidente Prudente a quinta edição da Startup Weekend, organizada pela Inova Prudente em parceria com a Google for Startups. tendo a Educação como tema principal. O evento apresentou a proposta de incentivar os participantes a desenvolverem e validarem uma ideia de startup a partir de um problema por eles identificado.

O evento foi realizado em um local com design semelhante ao ambiente de uma Startup, com a participação de mentores que auxiliaram e incentivaram na elaboração das atividades, no qual os participantes foram expostos a todos os tipos de situações durante as 56 horas do evento. Neste prazo curto, os participantes foram estimulados a desenvolver suas competências na área da criatividade, liderança e gestão do tempo, além de forçá-los a “quebrar a cabeça” de forma a pensar “fora da caixinha”, como relatam os discentes.

Neste evento, marcaram presença os alunos do quarto termo de administração, Guilherme Takeshi Mandai e Otávio Augusto Soares Silva. Estes, junto ao seu grupo, desenvolveram a ideia de uma rede social que permite a conexão entre leitores de livros, além de permitir a venda ou troca de livros usados. A Startup TalkBook, assim batizada por eles, levou o prêmio de primeiro lugar e com isso, conquistaram também o apoio de mentores, investidores e participações em cursos para darem continuidade ao projeto, que será apresentado à Prefeitura de Presidente Prudente.

Otávio relata que o grupo foi formado dentro do próprio evento: “Primeiro, foram votadas 15 de 54 ideias de startups apresentadas, então, os participantes interessados em cada uma foram se aglomerando próximo ao idealizador, – no caso da TalkBook foi o Guilherme – , formando equipes de 7 pessoas cada.”

Para Guilherme, essa experiência o fez ter mais autoconfiança em suas ideias, além de desenvolver em muito sua forma de pensar e ver a realidade ao seu redor. Já Otávio, ressalta a importância do evento em sua vida, pois ao ter sido submetido a um ambiente com alta pressão, percebeu a forma como de fato as pessoas agem e como deveriam agir, além de permitir o contato com pessoas de diversas aptidões somadas às suas cargas de experiências.

Como conclusão, Otávio comenta: “Foi muito importante esse evento em nossas vidas, e acreditamos que todos devem ter a oportunidade de vivenciar isso”. Guilherme complementa: “Nós ainda somos alunos do quarto termo e olha o que conseguimos alcançar. Acreditamos que todos têm um potencial incrível e que vocês devem correr atrás e usar esse potencial. Essa é a mensagem que deixamos a todos, vocês são capazes, basta correr atrás”.

Disponível em: https://www.tupa.unesp.br/?fbclid=IwAR0L38L-ZIMQ_XbdVVq_Rd4UUdAwXbYraqUpDJqY5BdnReFPuLg4cBP5r30#!/noticia/590/alunos-da-fce-vencem-maratona-de-criacao-de-startups/. Acesso em: 4 nov. 2019.

%d blogueiros gostam disto: