Recentemente, publiquei um post sobre como identificar o perfil dos usuários das redes sociais da biblioteca. Uma vez que você conhece quem é o público, fica mais fácil produzir o conteúdo, certo?
Mas com o volume de informações disponível hoje, é impossível fazer esse trabalho sem utilizar ferramentas para produzir os melhores conteúdos. Neste texto, você vai conhecer 3 ferramentas gratuitas que te ajudarão a ter ideias de conteúdo para o público.
Continue no texto para conhecer essas ferramentas!
1. Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google para análise e visualização de tendências ao longo do tempo.
O uso é muito simples: você apenas digita a palavra-chave na ferramenta e em poucos segundos você visualizará um gráfico mostrando o interesse no assunto durante um período.
Ele também mostra informações de interesse por sub-região (no caso do Brasil, por Estados), assuntos relacionados (com a indicação em porcentagem do interesse nesses assuntos) e consultas relacionadas à palavra-chave que você pesquisou.
2. Ubersuggest
Outra ferramenta gratuita para ter ideias (literalmente!) de conteúdo é o Ubersuggest.
O diferencial desta ferramenta é que além do gráfico de interesse no assunto, ela também apresenta ideias de palavras-chave com a quantidade de cliques que cada uma delas recebeu.
Essa é uma informação importante para verificar antes de selecionar uma palavra-chave, pois assim é possível ter maiores chances de que o seu público vá encontrar o seu conteúdo.
O Ubersuggest também oferece “ideias de conteúdo”. Essas “ideias” nada mais são do que sites que têm a palavra-chave pesquisada com a indicação aproximada de visitas, além da quantidade de cliques recebidos no Facebook e Pinterest.
De quebra, essa ferramenta também tem um pequeno gráfico (abaixo do principal) que mostra a porcentagem de pessoas, separadas por faixa etária, que mais procuram pelo assunto.
3. Answer The Public
O Answer The Public apresenta os resultados de uma forma gráfica, mas não convencional. O visual é bastante interessante porque apresenta a palavra-chave pesquisada em tópicos, conforme mostra a figura abaixo.
Os resultados são divididos em:
- Questões
- Preposições
- Comparações
- Ordem alfabética
- Relacionados
DICA BÔNUS!
O Answer The Public não quantifica o volume de buscas para as palavras-chaves.
Para verificar o volume, selecione as palavras-chave mais interessantes para o seu conteúdo e “dê um Google” nelas. No exemplo abaixo, a palavra-chave “scielo busca avançada” tem aproximadamente 319.000 resultados.
Gostou das dicas? Usa alguma outra ferramenta?
Deixe um comentário!