Lista de verificação para reabertura das bibliotecas: baixe agora o e-Book!

2020 foi um ano atípico, e no que diz respeito às bibliotecas não foi diferente: com os espaços fechados ao público, termos como “atendimento remoto”, “teletrabalho” e “protocolos de segurança” entraram de vez no vocabulário dos bibliotecários brasileiros. Enquanto escolas e universidades mantiveram suas atividades a distância, e empresas de todos os setores entraram no regime de home office, foi necessário se adaptar para continuar servindo às necessidades informacionais dos usuários.

Assim, uma série de novidades que já vinham penetrando no mercado da biblioteconomia viram um impulso inesperado, como a oferta de serviços ao usuário via internet, utilizando ferramentas, suportes e repositórios digitais. O atendimento com hora marcada, a contagem de usuários presentes no espaço físico e a constante necessidade de higienização de materiais, por outro lado, são alguns dos protocolos adotados no período de retomada gradual das atividades, pelo qual passamos hoje, em 2021.

A vacinação avança em todo o mundo, e com isso a flexibilização dos protocolos de segurança se torna enfim uma realidade, possibilitando um horizonte otimista para que o staff possa retomar sua programação normal de eventos e promoção de leitura. Mas essa retomada não significa que os protocolos adotados no período de exceção da pandemia devem ser ignorados.

Os protocolos adotados durante a pandemia serviram, em grande parte, para nos mostrar novos caminhos a serem adotados em uma realidade que prevíamos estar ainda distante, mas que se apresenta imediatamente à nossa frente. Estes protocolos não devem ser esquecidos, pois as exigências do “novo normal” implicam em compreender como os recursos, espaços e serviços podem e devem estar sempre a serviço do usuário, adaptando-se à sua realidade.

A partir de 2021, cada vez mais as bibliotecas entram em uma era de realidade híbrida: serviços presenciais e digitais ofertados simultaneamente, levando a informação a cada vez mais usuários, da maneira mais conveniente e eficaz possível.

Pensando nessa nova realidade, a Bibliotheca criou um e-book gratuito para auxiliar a sua biblioteca a se preparar para o que está por vir.

SUA INSTITUIÇÃO ESTÁ PREPARADA?

Um guia completo para conhecer mais sobre os detalhes para uma reabertura segura, desde a avaliação de riscos e comunicação até medidas de distanciamento e muito mais!

Sabemos que a realidade de cada instituição pode mudar, por isso este e-Book servirá como um guia, e cada biblioteca deverá verificar quais os protocolos a serem adotados em seus espaços, levando em consideração as necessidades dos usuários, as possibilidades de recursos e aquilo que vem sendo recomendado pelos governos locais.

Baixe aqui o “e-book: lista de verificação para reabertura das bibliotecas” e garanta uma reabertura ainda mais segura da sua biblioteca!