Projeto de capacitação de pesquisa com alunos receberá prêmio paulista de Biblioteconomia

O Projeto de Extensão da Biblioteca Comunitária da UFSCar intitulado “Caça ao tesouro: a prática dinâmica da pesquisa escolar” foi selecionado para receber, na categoria profissional, o VIII Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo. A premiação é outorgada anualmente a personalidades e instituições que, por meio de suas ações e atuações políticas e administrativas, promovem e contribuem para a difusão do conhecimento à comunidade em geral. O tema deste ano é “Biblioteca escolar: singular no presente, plural no futuro”.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 22 de outubro, às 19 horas, no Auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em São Paulo. O prêmio é em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela BCo, em 2007, com os alunos da quarta série do Ensino Fundamental do Centro Educacional SESI 108, de São Carlos. O objetivo principal do projeto da UFSCar é capacitar o aluno a elaborar pesquisas escolares e despertar o prazer da atividade intelectual da leitura.

O projeto “Caça ao Tesouro” foi elaborado pelas bibliotecárias Deise Belisário (coordenadora) e Tereza Luzia Bessi Lopes (orientadora) a partir da identificação de um problema. Elas detectaram que os alunos realizavam atividades de pesquisa de forma desorganizada e, com um pequeno interesse pelo tema, faziam com que os trabalhos fossem realizados como somente cópias de trechos de livros, enciclopédias e trechos de sites da Internet.

Para corrigir esse problema, as bibliotecárias decidiram implementar um projeto de orientação à pesquisa. A essência da proposta é estimular os alunos à pesquisa e a um espírito de curiosidade, de aventura instigante pela informação por meio de consulta e seleção de fontes, da leitura e assimilação de conceitos.

O projeto teve início em 2004 com alunos da EMEB Antonio Stella Moruzzi. A segunda edição, em 2005, envolveu a Escola Dom Bosco. Há dois anos, em 2006 e 2007, o projeto é realizado em conjunto com o SESI. Para cada ano é definido um tema geral e subtemas relacionados, que são explorados por grupos de alunos. Cada grupo é responsável pela pesquisa de um tema. Em 2007, o tema escolhido foi reciclagem. Deise explica que o projeto possibilitou a inclusão social à medida que foram oferecidos instrumentos de acesso à informação e à pesquisa. Os textos produzidos pelos alunos constituíram os capítulos do livro com o título Reciclagem.

O Prêmio Laura Russo representa relevante homenagem prestada à pioneira no exercício da profissão de bibliotecário. Laura Garcia Moreno Russo lutou pela regulamentação da profissão e tornou-se a primeira presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Fonte: PROJETO de capacitação de pesquisa com alunos receberá prêmio paulista de Biblioteconomia. Primeira Página, São Carlos, 14 set. 2008. Geral, p. 22.

2 comentários em “Projeto de capacitação de pesquisa com alunos receberá prêmio paulista de Biblioteconomia”

  1. Tenho vários livros e gostaria de montar uma biblioteca comunitária em meu bairro, expecíficamente em um posto de saúde aqui do meu bairro, quais os procedimentos que devo seguir?

    Responder
    • Olá, arcia!

      Você pode pegar uma estante, mesmo que pequena, e deixar alguns livros com um aviso e divulgar a biblioteca no bairro. Tudo começa pequeno, mas você verá que logo irá crescer! Esses casos são muito comuns e já publiquei alguns aqui.

      Já participei como voluntário em uma biblioteca comunitária de um bairro e a coordenadora me dizia que os jovens que participam sempre chamavam a comunidade em suas casas para participar das atividades e, claro, emprestar livros!

      O empréstimo era feito em blocos de folha, como aqueles de fichário, e arquivado em uma pasta com o nome do usuário e título e autor do livro, bem básico. Não havia prazo de devolução, que era na confiança, rs. Mas no geral o pessoal devolve.

      Boa sorte na empreitada e qualquer dúvida escreva!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: