CURSO À DISTÂNCIA: "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS"

A gestão da FEBAB (2008-2011) acha-se pautada em critérios que são estratégicos para enfrentar os desafios decorrentes de um novo cenário social e uma de suas propostas está voltada para as pessoas e suas competências, visando a duas ações:

Estabelecer um sistema de identificação de necessidades de educação continuada em termos globais e, consubstanciado, em modernas práticas de gestão de pessoas e de competências.
Promover a educação continuada dos profissionais bibliotecários e cientistas da informação ampliando a oferta mediante a adoção da modalidade de EAD, visando cobrir todo o território brasileiro
A primeira identificação de necessidades de educação continuada foi realizada junto aos participantes do XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, na cidade de São Paulo, em novembro de 2008.

Competência em Informação para Bibliotecários
Profa. Dra. Elisabeth Adriana Dudziak

Plataforma Moodle

Apresentação do curso

Hoje, mais do que nunca, os profissionais da informação (como o bibliotecário, o analista de informações e o documentalista), necessitam ser competentes em informação. Isto significa ser um expert no domínio de habilidades, conhecimentos e atitudes que capacitam o indivíduo a lidar com a totalidade do ciclo informacional. Além disso, cabe ao profissional da informação promover meios e implementar ações educacionais que tornem crianças, adolescentes e adultos competentes em informação.

Ementa do curso

Apresenta o conceito e suas nuances, assim como proporciona uma oportunidade de reflexão e modificação da visão que o profissional da informação tem de sua própria atuação. Inclui: origem e evolução do conceito, características e componentes, modelos de processos e paradigmas, atuação do profissional da informação, procedimentos para aprimoramento da competência em informação.

Objetivo

Aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à competência em informação.

Público-alvo: Profissionais da informação

Nova Turma:

Período do curso: 03 de novembro a 14 de dezembro de 2009

Inscrições: De 26 de outubro a 02 de novembro de 2009

Carga horária: 50 horas

Conteúdo programático

Módulo 1 – O significado da competência em informação
Aula 1 – Introdução ao conceito de competência
Aula 2 – Origem e conceituação da competência em informação
Aula 3 – Componentes da competência em informação

Módulo 2 – Implementando ações voltadas à competência em informação
Aula 4 – A atuação do profissional da informação
Aula 5 – Como aprimorar sua competência em informação
Aula 6 – Bases pedagógicas e didáticas

Base conceitual

O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO.

Mini-currículo de Elisabeth Adriana Dudziak

Graduação em Biblioteconomia – 1984 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo).

Mestrado em Ciência da Informação – 2001 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo) com a dissertação “Information literacy e o papel educacional das bibliotecas”.

Doutorado em Engenharia de Produção – 2007 (Escola Politécnica, Universidade de São Paulo), com a tese “Lei de inovação e pesquisa acadêmica”.

Atualmente é bibliotecária chefe da Biblioteca de Engenharia Elétrica da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisa o tema da competência em informação desde 2000.

Investimento

Parcela única de R$ 150,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB – Sindicatos não são filiados à FEBAB) e R$ 250,00 (não associados). Ter CRB não dá direito ao desconto.

Aceitamos inscrições por empenho

Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo – SP

Inscrição online: Para preencher a ficha de inscrição online é preciso aceitar o regulamento abaixo.

Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2009.

As inscrições podem ser feitas no site da FEBAB.

2 comentários em “CURSO À DISTÂNCIA: "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS"”

  1. Boa Tarde! Gostaria de saber se ja tem o curso de biblioteconomia a distancia e urgente . Se puder me falar.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: